capa

Quais são as fases de um relacionamento e como mantê-lo saudável ao longo do tempo?

Toda relação começa com a fase da paixão, marcada pelo encantamento, mas para que o casal permaneça junto, são necessários outros sentimentos

publicidade

Recentemente, nós falamos aqui no Bella+ sobre os problemas que todo casal que está há anos juntos pode enfrentar e as dificuldades que surgem ao longo do relacionamento. Várias dessas questões estão ligadas à fase em que a relação se encontra. 

No início do namoro, ou até antes disso, quando um casal está se conhecendo, é comum sentir pelo outro uma grande atração. Já com o passar dos anos, o relacionamento evolui, a intimidade cresce e a fase muda. Mas, e o que caracteriza essa mudança? É possível manter a relação saudável mesmo após anos juntos? Questionamos alguns especialistas para entender.

Da paixão para o amor

A primeira fase de um relacionamento amoroso é a paixão. Segundo a psicóloga, psicoterapeuta de casais e ex-presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), Iara Camaratta Anton, esse período é acompanhado por uma grande atração, encantamento e paixão arrebatadora. 

Já os pesquisadores Leonardo Garavelo, psicólogo e professor da Universidade LaSalle e Patrícia Guedes, formanda de Psicologia pela mesma instituição, lembram que nessa fase de descoberta, é comum que os olhos estejam apenas no outro, “que por sua vez parece ser uma pessoa livre de defeitos”, afirmam. 

Depois de um tempo juntos, a paixão dá lugar ao amor. Essa fase é caracterizada como mais tranquila. “É o momento em que cada um entende e enxerga os defeitos do outro, mas ainda assim escolhe permanecer. O amor é perene”, explicam Leonardo e Patrícia.

Iara complementa: “Depois do estágio da paixão, é comum que se apresentem pequenas ou grandes decepções e os dilemas do cotidiano. Por vezes, trata-se de verdadeiras desilusões. Ou seja: des-ilusões. Ambos começam a perceber que o parceiro não é aquela pessoa sonhada, idealizada”. A psicóloga comenta que é nesse momento que o elo entre o casal pode se desmanchar completamente ou transformar-se em amor. 

Filhos e a idade também criam novas fases 

A chegada dos filhos também traz uma mudança de fase para o casal. O lar, que antes era dividido por apenas duas pessoas, passa a contar com novos integrantes, a família aumenta e a rotina muda.  E então as crianças pequenas crescem, se tornam filhos adolescentes e por fim, saem de casa, criando uma nova fase, a do ninho vazio. 

“Podemos pensar também nas fases relativas a mudanças hormonais (masculinas e femininas), ao envelhecimento, a crises imprevistas ou a perdas importantes”, exemplifica a ex-presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS).

Como manter o relacionamento saudável

Como vimos, desafios e dificuldades podem surgir em diferentes fases da vida, e como manter o relacionamento saudável então, mesmo com o passar dos anos e a mudança dessas fases?

Para os pesquisadores Leonardo e Patrícia, que têm-se dedicado à temática do amor em relacionamentos conjugais contemporâneos em seus estudos, empatia, paciência e tolerância com o outro e consigo mesmo não podem faltar em uma relação. Além disso, o melhor é tentar não criar expectativas e idealizações. Outras dicas são:

“Perceber o parceiro e parceira como uma pessoa que nos motiva e inspira e manter a relação por desejo e reciprocidade, jamais com julgamentos e comportamentos abusivos”, orientam. 

Já a psicóloga Iara Anton explica que para “amar e ser amado”,  é necessário sermos reconhecidos em nossas verdadeiras dimensões. Ou seja, com todas as qualidades, possibilidades, defeitos e limites. 

“Essa é uma das experiências emocionais mais gratificantes que podemos experimentar. Acontece que a rotina, as frustrações e os desafios do cotidiano, podem engolir os prazeres de um relacionamento. Maturidade e equilíbrio são ingredientes necessários para que se possa preservar bons relacionamentos”, ressalta a especialista. 

Iara salienta ainda que assim como acontece com tudo na natureza, preservar é necessário, por isso ela incentiva que cada um cuide e constantemente seu relacionamento, preservando o encantamento mútuo presente lá no início da relação.

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe