capa

Superar a infidelidade é possível?

Entender as causas que levaram a traição ajuda a lidar com o fato

publicidade

Quando se fala em infidelidade conjugal, uma das maiores dúvidas que vem à tona é se é realmente possível perdoar uma traição. Segundo especialistas, a resposta é sim, no entanto, trata-se de um processo longo e difícil, pois o ato provoca uma quebra de confiança entre o casal, algo que é a base de qualquer relação.

Para a psicóloga especialista em terapia de casais e famílias, Fernanda Vaz Hartmann, pode-se perdoar a pessoa, mas não a ação. “O fato em si, podemos dizer que é imperdoável, mas às vezes, nós conseguimos perdoar a pessoa que traiu, a partir do momento que se percebe que ela reconhece, se arrepende e deseja reparar o seu erro”, esclarece. 

Consequências da traição 

De acordo com Fernanda, a possibilidade de perdão estará diretamente relacionada ao impacto que tal atitude causa na confiança. Isso significa, por exemplo, que o tempo de duração do relacionamento não é um fator determinante na superação da traição, mas sim a forma como se lidará com a atitude. “A capacidade que o indivíduo tem de lidar com a traição tem a ver com o quanto esta vivência abalou sua autoestima e a confiança no outro” complementa a psicóloga. 

Pessoas que consideram a traição como a ruptura de um vínculo, tendem a não conseguir perdoar e investir em um recomeço, por isso, acabam colocando um fim na relação. “Indivíduos que rompem uma relação importante por traição tendem a ficar receosos de se entregarem em futuras relações ou ficam com o ‘freio de mão puxado’, não se permitindo viver novos relacionamentos afetivos intensos, se tornando muito vigilantes e desconfiados”, pontua Fernanda.

O que fazer para superar 

Entender por que a traição ocorreu é o primeiro passo para superá-la. Algumas das causas mais comuns são: o próprio relacionamento, marcado por distanciamento afetivo; falhas na comunicação; necessidade de se sentir desejado ou, até mesmo, o próprio histórico familiar do indivíduo.

A terapia é um aliado para identificar o que levou o outro a trair e após descoberto o problema, o terapeuta irá propor uma estratégia para a superação da infidelidade. Essa etapa pode envolver tanto o acompanhamento individual quanto do casal, dependendo da causa da traição.

E como saber se a infidelidade foi mesmo superada? De acordo com a psicóloga, quando o casal opta por permanecer junto, alguns indícios da superação são as mudanças no relacionamento e a recuperação da confiança. Se a opção for a separação, nota-se que as vivências do relacionamento anterior não contaminam as relações atuais.

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe