capa
Relacionamentos

Campanha do Agasalho: quais cuidados são necessários ao separar peças para doar?

Doação não é descarte. Escolha suas roupas de inverno e ajude quem está passando frio

publicidade

A semana começou com temperaturas baixas e a expectativa é que o frio apareça com força nos próximos dias em todo o estado. E agora, mais do que nunca, é o momento de ser solidário com os que que mais precisam. Que tal procurar no seu guarda roupa aquelas peças em bom estado, que você não usa mais e que pode aquecer alguém? Roupas limpas, bem cuidadas e que possam ser usadas logo podem ser doadas em vários pontos de coleta da capital e interior do estado.

Na capital, a Campanha do Agasalho da Prefeitura 2021, já recebeu mais de 77 mil doações, entre roupas (infantis e adultas), calçados, cobertores e lençóis.  Para participar da ação e ajudar os mais necessitados, é preciso mais do que a boa vontade. Você sabia que, antes de chegar ao destino final, todas as doações passam por um processo de triagem? Além de separar as peças por categorias (masculino, feminino, infantil, roupas de cama e sapatos), a equipe também é responsável por selecionar o que está em condições de ser aproveitado. 

Cuidados na triagem

O coordenador do Setor de Triagem da Campanha do Agasalho, Claudio Franzen, reforça a importância da escolha das peças antes da doação. “Os agasalhos devem estar em boas condições. Sapatos sem par, roupas furadas ou sujas, por exemplo, acabam sendo descartadas. Inclusive, a limpeza das roupas e cobertores é bastante importante, pois diminui o contágio de qualquer tipo de doença”, explica.

Em razão da Covid-19, além dos cuidados habituais, outros protocolos de proteção foram adotados na campanha. “As doações ficam 72 horas em ‘quarentena’ no Ginásio Tesourinha antes da triagem. Só depois são abertas as caixas e sacolas e aí sim montados os kits que são distribuídos”, comenta Claudio.

Dicas práticas na hora de doar

Além da boa qualidade das doações, existem outros cuidados que você pode ter ao separar as peças para quem mais precisa:

Calçados: amarre os cadarços para evitar que o par seja separado;

As meias também são facilmente perdidas dos seus pares. Para evitar, não esqueça de dobrá-las naquele formato de “bolinha”;

Faça uma caixa ou sacola exclusiva para as roupas de cama e cobertores;

O mesmo vale para roupas infantis e também para as peças masculinas e femininas. O ideal é que já estejam em pacotes separados conforme a “categoria”;

Se puder, lave as roupas antes de doar;

Se a peça não estiver em condições (rasgadas, furadas ou sujas) não passe para outra pessoa pois ela não será aproveitada.

É importante reforçar, que com as temperaturas cada vez mais baixas, a prioridade das doações são os agasalhos de inverno. Em Porto Alegre, os pontos de coleta estão disponíveis no site https://prefeitura.poa.br/poaquecuida

E lembre-se, doação não é descarte. Doe aquilo que você usaria. Pense nisso na hora de separar! 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe