capa

4 plantas que são a cara do Natal para decorar a casa

Não é só o pinheiro que remete à data, outras plantas também podem ser usadas para decorar a casa no Natal

publicidade

Quando o assunto é decoração de Natal, logo vem à cabeça a imagem de um pinheiro todo enfeitado com laços e bolinhas coloridas. Porém, além da árvore, existem outras plantas que também são a cara do Natal e podem ser usadas para compor a decoração dos ambientes. 

Conheça abaixo quatro espécies e veja também algumas dicas de como cuidar delas e mantê-las bonitas por mais tempo.

Poinsétia

Também conhecida como bico-de-papagaio, a poinsétia é a “Flor do Natal”. Nativa do México, é muito utilizada nessa época devido às suas folhas, que possuem um tom de vermelho intenso. Isso mesmo, as partes vermelhas não são pétalas, mas sim, folhas. As flores são bem pequenas e ficam no centro da planta. A poinsétia precisa ser colocada em um local em que receba o sol da manhã diariamente. Regue duas vezes por semana.

Tuia Holandesa

A tuia holandesa é da mesma família da clássica árvore de natal, porém tem um porte mais compacto, é uma “versão mini dos pinheiros”, muito utilizada na decoração. A planta, cujas folhas variam entre o verde-limão e o dourado, gosta de muita luminosidade - precisa passar pelo menos duas horas ao dia no sol -, e também de muita água. Sua terra deve sempre permanecer úmida, mas nunca encharcada.

Orquídeas

As orquídeas deixam qualquer ambiente mais especial e são a escolha certa para trazer elegância e sofisticação para os ambientes. Para o Natal, aposte em arranjos com orquídeas vermelhas, amarelas ou brancas, que combinam ainda mais com a data. Sobre os cuidados, a planta prefere a meia-sombra, gostam de locais iluminados, mas sem incidência direta do sol. Deve-se regar duas vezes por semana, mas sem acumular água no vaso.

Calandiva

Com certeza você já viu alguma calandiva por aí. A planta também é chamada de flor da fortuna ou kalanchoe e por ser de fácil cultivo, é muito utilizada para decoração. Pode ser encontrada em diversas cores e tem um pequeno porte, ideal para ser usada em arranjos menores. Para cuidar dela, basta deixá-la no sol por algumas horas todos os dias - preferencialmente pela manhã - e regar de uma a duas vezes na semana.


compartilhe