capa

Coloque a manutenção da casa na praia em dia

Tire um final de semana para acabar com a sujeira, insetos, maresia e tudo mais que pode atrapalhar seu plano de descanso

publicidade

Os dias já estão mais longos e ensolarados, o que é uma alegria para quem gosta de apreciar o verão na praia. Se você tem casa (ou apartamento) no litoral gaúcho, sabe que está na hora de passar uns dias por lá pra deixar o lar em ordem – e pronto pro agito do veraneio! Ao fazer a manutenção da casa, você garante o bem-estar da sua família e amigos nas férias e evita o risco de perder dias de descanso resolvendo pendências. 

A primeira coisa que você precisa pensar é: desde quando a casa está fechada? Se você fechou tudo no fim da temporada e não voltou mais, pode ter certeza que terá mais trabalho! Então, tire um fim de semana e coloque a mão na massa!

Dicas para deixar a casa pronta para o veraneio

A primeira dica é a mais óbvia – e talvez a mais trabalhosa: para usar a casa, você precisa fazer uma limpeza pesada! Para isso, você vai:

- Abrir todas as janelas e armários e deixar os ambientes arejarem;

- Colocar os colchões e travesseiros no sol;

- Lavar roupas de cama, mesa e banho;

- Lavar os talheres e pratos;

- Varrer toda a casa e remover possíveis teias de aranha; 

- Tirar o pó dos móveis;

- Cortar a grama e lavar as áreas externas.

Se você não tem tempo para fazer essa super faxina, considere a possibilidade de contratar uma diarista, que poderá deixar a casa pronta para você e sua família, evitando a exposição à poeira e aos esporos de mofo de uma casa fechada por vários meses. Se essa for a sua solução, lembre apenas de orientá-la quanto aos hábitos familiares e possíveis necessidades especiais.

Cuidados com a maresia

A segunda dica é: proteja a casa da maresia, que por trazer umidade, pode resultar em muito mofo nas paredes, piso ou móveis, sem falar no desgaste de grades, telas e qualquer objeto em metal. Para proteger a estrutura (e ter menos trabalho na hora de fazer a faxina), você pode aproveitar esse momento de reorganização da casa para pintar as paredes e aberturas com tintas resistentes à umidade ou aplicar um impermeabilizante nas paredes.

Ainda pensando em como proteger a casa da maresia, nossa terceira dica é: opte por produtos de limpeza antiferrugem e use-os com regularidade, para manter as estruturas metálicas protegidas. Ou você pode considerar a possibilidade de trocar tudo fechaduras, maçanetas, janelas e portas que forem de ferro ou metal cromado por equivalentes de alumínio ou inox.

Principalmente em praias menores, as casas costumam ficar mais isoladas, cercadas pela natureza ou avizinhadas por terrenos baldios. Isso faz com que a proliferação de insetos como cupim, baratas e grilos seja maior. Para evitar o incômodo causado por eles, você pode marcar dedetizações periódicas. Mas lembre-se: faça isso antes do fim de semana de limpeza pesada. Assim, você não corre o risco de precisar de duas faxinas.

Atenção aos eletrodomésticos

Nossa quinta e última (mas não menos importante) dica é: cuide dos eletrodomésticos. Como ficam muito tempo sem uso e em contato com a maresia, certamente eles vão sofrer com a oxidação, deteriorando-se mais rapidamente. Por isso, mantenha os eletrodomésticos cobertos com uma capa feita em tecido de trama fechada. E enquanto estiver na praia, use pano limpo e úmido com água doce para fazer a limpeza da superfície dos objetos, removendo o sal e a maresia.

Foi cansativo? Provavelmente! Mas certamente tomar todas essas providências vai valer a pena, pois agora é só aproveitar a viagem, tomar um sol e curtir a praia com quem você ama. E, para evitar o acúmulo de tarefas para o ano que vem, considere contratar uma profissional para manter a casa limpa e arejada o ano todo e faça as manutenções periódicas ao longo do ano. 


compartilhe