capa

Academia em casa: saiba como montar seu espaço de exercícios

Veja dicas de como planejar a própria sala de ginástica em casa, sem gastar muito

publicidade

A gente vive explicando que a prática de exercícios é quase uma obrigação para quem quer ter uma vida mais longeva e saudável, mas sabemos que muitas pessoas não tem tempo de frequentar a academia. Motivo para deixar de lado o plano de incluir a atividade física na rotina? Claro que não. Vamos te ajudar a pensar em um espaço para se exercitar em casa. “Seja qual for o tipo de treinamento, o morador pode dedicar uma área na residência para ter a ‘academia para chamar de sua’”, salienta a arquiteta Isabella Nalon.

Com alguns poucos metros quadrados e equipamentos próprios, a ideia é que a pessoa tenha um ambiente que o permita desligar-se dos compromissos e das tantas atividades de casa e do trabalho para envolver corpo e mente na realização dos exercícios físicos. 

De acordo com Isabella, locais como varandas e quintais, geralmente privilegiados com abundante ventilação e luz natural, são os mais indicados. “Mas caso essa não seja a realidade, jamais colocamos como cenário limitante”, ressalta. “Ainda mais depois desse longo período que ficamos reclusos, tornou-se até natural a ideia de fazer exercícios em casa”, completa.

Primeiros passos 

Para definir o ambiente, a recomendação de Isabella é ter em mente quais são os objetivos a serem alcançados e o tipo de exercícios a ser feito. Assim, será mais fácil determinar o cômodo, bem como os equipamentos e acessórios. E engana-se quem pensa que academia em casa é sinônimo de uma ‘casa grande’. Para a arquiteta, imóveis menores também podem contar com uma mini academia: o segredo é empregar equipamentos multifuncionais e itens menores, como elásticos e halteres, por exemplo. 

“Se o espaço for reduzido, aposte em exercícios simples. Também costumo orientar que os moradores façam uso dos móveis existentes como apoio e até as paredes para fazer a isometria”, acrescenta Isabella.

Equipamentos

Cada modalidade de atividade física requer um tipo de equipamento. Para corridas ou caminhadas, a esteira é excelente e fundamental – porém, demanda uma área maior, assim como a bicicleta ergométrica. Para montar um circuito funcional, é imprescindível a aquisição de diferentes tipos de elásticos, cordas e step, entre outros e, aos amantes da musculação, a instalação de uma barra fixa, banco inclinado, halteres, anilhas e caneleiras são essenciais para a realização do treino. “É primordial que toda e qualquer atividade seja feita de maneira agradável e confortável”, aconselha a arquiteta.

Decoração da academia em casa

O ambiente eleito para se tornar a academia deve oferecer um clima propício, com iluminação adequada e boa ventilação – que se não for natural, deve incluir um ventilador ou um sistema de ar-condicionado. Investir em uma marcenaria à disposição de armários, estantes e nichos nas paredes ajuda a organizar os equipamentos de treino, toalhas e suplementos alimentares, deixando tudo sempre pronto.

No que diz respeito às cores, a combinação entre tons claros e vibrantes é interessante, uma vez que são estimulantes. Já no piso, revestimentos antiderrapantes agregam segurança e, pensando no som, a inclusão de um material isolante como emborrachados ou mesmo um tapete ajudam a não vazar o som para outros cômodos ou para os vizinhos.

Outras dicas

Outra dica bacana é deixar no ambiente uma cadeira ou banqueta sem encosto para realizar alguns exercícios – uma solução que pode substituir os movimentos de alguns aparelhos, contribuindo para a economia do morador. Um espelho vai muito bem, permitindo que o morador ‘se veja’ para corrigir movimentos e posturas. E, claro, vale pensar em equipamentos de áudio e vídeo para dar aquele incentivo na malhação.


compartilhe