capa

Jardim vertical é tendência para decoração de interiores em 2022

Uso de plantas preenchendo paredes traz sofisticação e agrega bem-estar

publicidade

As plantas são indispensáveis para trazer aconchego a qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho. Hoje em dia, esse elemento ganhou ainda mais força — e espaço. Tendência para o design de interiores em 2022, os jardins verticais são paredes inteiras preenchidas pelo verde.

Na avaliação da designer Sandra Huber, essa alternativa vem sendo muito utilizada nos projetos. "As pessoas estão valorizando cada vez mais o contato com a natureza, mesmo em um ambiente fechado. Os jardins verticais trazem um toque de sofisticação e elegância, além de reportar ao aconchego e ao bem-estar", reforça.

A especialista destaca ainda que, além da beleza, o jardim vertical contribui para melhorar a qualidade do ar, qualificar a acústica dos espaços e climatizar o local. "É uma forma de ter contato com o verde no nosso dia a dia, de maneira prática e versátil", destaca Sandra.

Importância do projeto luminotécnico

Tanto para garantir a manutenção do jardim como para destacar a decoração, o uso inteligente da iluminação é necessário. Segundo a designer, o melhor local deve ser definido a partir de um estudo de incidência solar e de outros aspectos. Ao mesmo tempo, a luz artificial precisa ser consistente com a natural, garantindo conforto.

"A combinação certa para um bom efeito de iluminação faz toda a diferença em qualquer ambiente", pontua Sandra. "Com um projeto luminotécnico desenvolvido de acordo com a funcionalidade do ambiente e suas necessidades, podemos ampliar os espaços e transmitir a sensação de aconchego a quem utiliza o espaço", conclui.


compartilhe