capa

Veja como trazer a primavera para dentro da sua casa

A estação mais florida do ano pode estar na decoração do seu lar; profissionais explicam como

publicidade

A estação mais colorida do ano já chegou e com ela, vem o desejo de tornar a casa mais leve, iluminada e arejada. É possível trazer a energia florida e cheia de cores da primavera para dentro do seu lar através da decoração - basta fazer as escolhas certas. 

Segundo a dupla de arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a tendência é apostar nos elementos fáceis de trocar, como tapetes, almofadas e vasos. “As almofadas, por exemplo, são elementos que podemos trocar a qualquer instante. Utilizar capas com texturas e materiais naturais podem ser a cereja do bolo em uma decoração, trazendo ainda mais aconchego”, afirmam. 

Também é válido optar por itens mais coloridos, trazendo um pouco dos tons da estação. “É hora de guardar as mantas que estavam sobre os sofás e as peseiras das camas, optando por itens mais leves e frescos”, complementa a também arquiteta, Marina Salomão.

Os tecidos leves são a pedida para toda a casa - seja no enxoval ou nas cortinas, que devem ser fluidas e claras. “É época de deixar as cortinas abertas para entrar mais luz natural. Se possível, as melhores apostas são para aquelas feitas em linho, voil ou seda”, destaca Marina. 

Época da pintura

Pelo fato de tudo poder ficar mais aberto e arejado, a arquiteta Isabella Nalon também afirma que é o período perfeito para mudanças maiores, como a pintura da casa. "Entendo que se trata de uma temporada para, realmente, arejar a casa e colocá-la em ordem. É perfeito para uma pintura do apartamento ou da residência, pois podemos deixar tudo aberto para ventilar, bem como mandar lavar tapetes mais pesados e trocar tecidos de estofados”, explica.

E quando o assunto é renovar as cores de um apartamento, a arquiteta Camila Corradi e a designer Thatiana Mello, indicam tons vivos. “Investir em uma paleta de cores alaranjadas, amarelas, violetas, tons suaves de cinza e até alguns verdes mais claros, pode ser uma ótima decisão, já que trazem um pouco da natureza. A ideia da primavera é incorporar alegria, então, apostar nessas cores concede um aconchego muito próprio da atmosfera primaveril”, afirmam. Ainda segundo a dupla, esses tons alegres podem se estender até mesmo para o mobiliário.

Para quem não quer recorrer à pintura, um papel de parede com temas de folhagens ou arranjos florais podem dar destaque em algum cantinho da casa, mas sem sobrecarregar o ambiente. 

Flores e cores

O décor primaveril pede por elementos que agregam características rústicas e conexões diretas com a natureza. “Explorar materiais naturais é uma ótima escolha e os mais usuais são a madeira, as fibras naturais, as cerâmicas e as pedras", dizem Bianca e Viviane.

Trazer o verde da natureza e as cores das flores é a forma mais prática de remeter à primavera. “É possível preencher os espaços com arranjos de flores e aproveitar que os jardins estarão ricos e cheios de folhas", indica Camila. 

Mas também é válido ir além, como explica Isabella Nalon: “brincar com os sentidos é maravilhoso! Adoro espalhar pela casa aqueles cheirinhos gostosos, que podem vir de flores ou aromatizadores de ambiente”, comenta.

Como é impossível falar em primavera sem pensar em flores, aqui, a dica é selecionar espécies que floresçam na temporada - como os agapantos, bromélias, jasmins, lírios, orquídeas e outras.


compartilhe