capa

Como se livrar do cheiro e das manchas de mofo sem sofrimento

Com a chegada dos dias frios, é hora de trocar cobertores e outros peças de roupas que estavam guardadas

publicidade

O frio começou a dar as caras, já começamos a trocar as roupas de inverno e de verão de lugar e tirar os cobertores do guarda-roupas. Geralmente é nesse momento de reorganização que nos deparamos com aquele cheiro desagradável de “roupa guardada”. O fato de ficarmos muito tempo sem mexer nas peças acaba contribuindo para a proliferação de bactérias e fungos.

O cheiro característico de mofo e o próprio fungo em si, não são mais surpresa quando vamos reorganizar as peças, mas ainda são muito inconvenientes. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a tirar o cheiro e as manchas de mofo dos seus trajes de inverno e como evitar que volte a aparecer.

Suco de Limão

O suco de limão age como um alvejante natural, podendo ser usado em qualquer peça. Basta colocar o suco sobre a mancha e deixar secar naturalmente ao sol, depois é só lavar a peça para remover o suco. Só tome cuidado para o limão não manchar sua pele: lava muito bem as mãos após o uso.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato é indicado para aquelas manchas mais difíceis de se resolver, geralmente em roupas claras/brancas. Você vai misturar uma colher de chá do produto para cada litro de água quente e deixar a roupa de molho até que a mancha suma.

Você também pode colocar uma xícara do bicarbonato de sódio na máquina de lavar, junto com os outros produtos que você está acostumado a usar caso as peças permitam a lavagem na máquina.

Leite fervido

Essa é uma alternativa para os tecidos mais delicados e é bem fácil de reproduzir. Você só precisa esquentar o leite, aplicar na peça mofada e esperar clarear. Depois disso basta lavar a peça como de costume.

Vinagre

Este vem como opção para roupas escuras, pois ele não desbota o tecido. Coloque a peça de molho por, no máximo, 20 minutos em um balde com água e vinagre, caso a roupa esteja apenas com pequenas manchas, basta molhar um pano com o produto e esfregar na mancha até que ela saia.

Logo em seguida enxague e lave normalmente. E para garantir que as manchas sumam e se acabar com o fungo de forma mais eficiente, você pode adicionar um pouco de vinagre na água da lavagem.

Sol

Depois de colocar essas dicas em prática deixe que as roupas fiquem expostas ao sol, pois ele ajuda a tirar o cheiro, as manchas e a acabar com o fungo. E, caso as peças não possam ficar, ou não haja sol, deixe secar ao vento, pois é o ambiente fechado e úmido que faz com que os fungos se proliferem.

Evite o mofo

Os fungos que causam bolor gostam do ambiente escuro, fechado e úmido. Para evitar que o mofo chegue nas suas roupas você deve deixar as portas do seu roupeiro abertas durante alguns minutos todos os dias, para que haja ventilação.

Deixar o roupeiro posicionado de frente para janelas e portas é outro fator que ajuda a diminuir a proliferação desses fungos. Você também deve evitar encostar o guarda-roupas nas paredes, principalmente no inverno, para que a umidade das mesmas não passe para a madeira e, consequentemente, para as roupas.

 


compartilhe