capa

Dicas práticas para manter a casa organizada

Brinquedos, documentos e até alimentos pode ser facilmente organizados

publicidade

A falta de tempo não pode mais ser uma desculpa para deixar a organização da casa de lado. O isolamento social trouxe a oportunidade - e também a necessidade - de mantermos o lar organizado. Por isso, pedimos a ajuda da personal organizer Fernanda Knijnik, que trouxe dicas preciosas que vão te ajudar nessa tarefa. 

Perder tempo em busca de objetos ou pisar nos brinquedos das crianças espalhados pela casa. Quem nunca?! Porém, Fernanda ressalta que ser organizado não é um castigo, é se libertar para que a organização sirva às suas necessidades. “Aplicar as técnicas da organização e seguir é manter uma rotina. Com certeza faz com que a gente perca menos tempo com as tarefas domésticas e ganhe mais tempo ao lado de quem amamos: nossa família e amigos”, declara a profissional. “Organizar é investir em qualidade de vida e bem estar! Nada melhor do que esse momento de quarentena para começar a exercitar essa prática em casa”, complementa.

Segundo Fernanda, o primeiro passo é planejar. “Comece aos poucos! Cada dia organize uma parte da casa. Tudo ao mesmo tempo não vai funcionar”, alerta. Então vamos para as dicas práticas? Confere:

Guarda-roupa: desapego

a palavra-chave é desapego! Retire dos seus armários o que você não usa mais e doe para quem precisa. E o que não está em bom estado, coloque no lixo. Lembre que quem vai receber tem uma expectativa e não merece nada que não está em boa condição de uso! Seja bondoso e criterioso.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fernanda knijnik (@fkorganizacao) em

 

Documentos: procure digitalizar

a profissional sugere digitalizar o maior número de documento possível e criar pastas no seu computador organizadas por ano-pessoas e/ou assuntos. Por exemplo: 

2020 - Fernanda

Exames médicos 

IR

Custos da  casa 

Viagens 

Somente guarde em pastas físicas os documentos que você pode precisar para o Imposto de Renda ou no dia a dia. Crie pastas pelo ano e dentro dela, plásticos por assunto. A cada um ano revise a pasta e guarde de forma física o extremamente necessário. 

 

Alimentos (despensa e geladeira): organize para evitar desperdícios

Você também pode e deve evitar desperdícios de alimentos e até dinheiro. A organização ajuda a economizar, sabia? Veja a validade dos alimentos, limpe a geladeira e a sua despensa e comece a ter esse cuidado ao abrir os alimentos. Quando vai ao supermercado, faz lista? Então faça a lista do que vai comprar depois de organizar a despensa e geladeira e perceba se não consumiu menos.

 

Brinquedos: adote a regra do guarda-guarda

que tal aproveitar essa quarentena e ensinar as crianças a manter tudo em ordem? Para isso, chame elas para ajudar na organização e entenderem a dinâmica com você. E a regra básica do guarda-guarda! Afinal, quem bagunçou, guarda. Uma ótima dica são as caixas organizadoras, onde podemos guardar muitas coisas reduzindo espaços. As caixas de papel dos brinquedos, por exemplo, que acabam amassando e rasgando, em especial dos quebra-cabeça e jogos de tabuleiro, colocando em saquinhos para ganhar espaço nas caixas organizadoras e nas prateleiras ficam ótimas. Para os livros as prateleiras são super práticas! Ficam bem visíveis e a própria criança pode pegar o que quiser. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fernanda knijnik (@fkorganizacao) em

 

Anotou todas as dicas? “Tenho certeza que quando acabar a quarentena, quem investir na organização ficará orgulhoso de si, de saber que tem muito mais habilidades do que imaginava. Tire proveito desse momento para aprender, cuidar da sua casa e mudar a energia!”, finaliza a personal organizer. 

 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe