capa

Miss Universo: Estados Unidos leva a coroa e brasileira não se classifica entre as semifinalistas

Com a vitória da norte-americana R'Bonney Gabriel, EUA conquistam 9º título na competição

publicidade

Na noite do último sábado, 14, ocorreu em Nova Orleans, nos Estados Unidos, a 71ª edição do Miss Universo. A vencedora do concurso foi a representante do país-sede do evento, a norte-americana R'Bonney Gabriel, de 28 anos. Ela é modelo, designer de moda e instrutora de costura. 

A candidata brasileira, Mia Mamede, que representou o estado do Espírito Santo no Miss Brasil, não se classificou entre as 16 primeiras finalistas, sendo eliminada ainda na primeira etapa do concurso.

Participaram desta edição 84 candidatas e o Top 16 foi formado por:

Porto Rico

Haiti

Austrália

República Dominicana

Laos

África do Sul

Portugal

Canadá

Peru

Trinidad e Tobago

Curaçao

Índia

Venezuela

Espanha

EUA

Colômbia - candidata classificada pelo voto popular 

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil não se classificou entre as semifinalistas, após uma sequência de classificações que iniciou em 2011 e teve fim em 2020, quando a gaúcha Julia Gama, chegou até o Top 2 e conquistou o segundo lugar, recebendo o título de vice-campeã do Miss Universo 2020.

Top 5 e a grande final

Após o desfile em traje de banho e gala, foi escolhido o Top 5, composto por: Venezuela, EUA, Porto Rico, Curaçao e República Dominicana. Em seguida, as finalistas responderam uma pergunta que determinava quais seriam as três candidatas que disputaram a grande final. As selecionadas foram as representantes da República Dominicana, EUA e Venezuela e nesta fase, todas responderam a mesma pergunta. 

Na classificação final, Andreína Martínez, da República Dominicana, ficou com o terceiro lugar e Amanda Dudamel, da Venezuela, com o segundo lugar. A grande vencedora foi a Miss Estados Unidos, R'Bonney Gabriel. Com a vitória da norte-americana, os EUA conquistaram seu nono título no concurso que completa 71 anos em 2023. 

O país é o maior vencedor da história do Miss Universo e levou o título nas edições de 1954, 1956, 1960, 1967, 1980, 1995, 1997 e, até o momento, a última vitória havia sido em 2012. A Venezuela vem logo atrás, como o segundo país mais vitorioso, com sete títulos. 


compartilhe