capa

Valentine’s Day: conheça 4 livros inspirados no amor

Fizemos uma seleção com títulos que apresentam o sentimento em suas diversas manifestações

publicidade

Você sabia que em 14 de fevereiro é celebrado o “Dia Mundial do Amor”? Fora do Brasil, a data é conhecida como “Valentine’s Day” ou “Dia dos Namorados” e celebra a paixão e o romantismo.

Mesmo que dedicada aos casais, o dia pode ser uma oportunidade para expressar, promover e oferecer o amor, seja para aquela pessoa especial ou para familiares e amigos. A busca do amor faz parte da jornada do ser humano e não tem definição única, pois possui significados diferentes para cada pessoa. 

E é nesse clima que por aqui separamos uma lista com dicas literárias especiais que combinam bem com este dia. Tem opções para quem gosta de ficção, de reflexões filosóficas e até de poemas. Confira:

Tudo sobre o amor, de Bell Hooks 

Para abrir nossa lista, trazemos o livro "Tudo sobre amor", da autora norte-americana Bell Hooks. Na publicação, ela reflete sobre o que é o amor, nos mais diversos tipos de relações, sejam amorosas, familiares e até religiosas, e defende que amar é mais do que um sentimento, mas uma ação, com enorme potencial transformador.

Amor e amizade & outras histórias, de Jane Austen

A obra "Amor e amizade & outras histórias", de Jane Austen, uma das romancistas mais importantes da literatura, começa com uma novela de 1790 que mostra a troca de correspondências entre Laura, uma mulher madura, e Marianne, a jovem filha de uma amiga. Laura relata à menina as desventuras amorosas da sua mocidade, que incluem amores proibidos e fugas da família, além de muitos desmaios. O livro é composto ainda por mais duas histórias: “As três irmãs”, que narra um pedido de casamento nada romântico e “Uma coletânea de cartas” que fala sobre o amor à primeira vista.

A arte de amar, de Erich Fromm

O amor é uma arte que pode ser aprendida? Na opinião do psicanalista alemão Erich Fromm, sim. No livro “A arte de amar” o autor justifica essa ideia ao afirmar que o amor não é algo que simplesmente acontece, mas que exige conhecimento e esforço. Além do amor romântico, Fromm aborda também aspectos sobre o afeto dos pais pelos filhos, o amor fraternal e o amor próprio, fazendo com que o leitor reflita sobre suas próprias relações.

Todo amor, de Vinicius de Moraes

No livro publicado pela Companhia da Letras, o poeta Eucanaã Ferraz organizou mais de cem fragmentos de cartas, crônicas, poemas e letras de canções de Vinicius de Moraes que falam sobre o amor. Em "Todo Amor", esse sentimento assume as mais diversas formas nas palavras e rimas de Moraes: a alegria, a tristeza, o ciúme, a devoção absoluta, a veneração, o arrependimento, o perdão e a expectativa do fim.


compartilhe