capa

Oscar 2021: 5 filmes que destacam as mulheres

Aproveite o feriado para ver alguns dos indicados ao maior prêmio do cinema e que contam histórias de mulheres protagonistas

publicidade

O último ano foi atípico para o mercado cinematográfico mundial. Grandes estreias de títulos muito aguardados foram adiadas ou canceladas devido à pandemia. As “telonas” viraram telinhas e as plataformas de streaming ganharam seu espaço na maior premiação de cinema do mundo.

Por falar em mudanças, nos últimos anos a produção de filmes com protagonistas mulheres e narrativas que dão ênfase à luta feminina estão cada vez mais presentes no cinema (ainda bem!). Temos diversos filmes com essa temática indicados ao Oscar 2021 e ainda, 76 das 113 indicações são de mulheres.

Então para você que é cinéfila, assim como nós, separamos cinco das principais indicações que abordam temas relacionados ao universo feminino para maratonar. Pega a pipoca e anota nossas dicas:

Nomadland

O filme, que tem estreia prevista para 15 de abril no Brasil, teve seis indicações. Ele é um dos favoritos à estatueta da categoria de Melhor Filme e ainda concorre para Melhor Direção (Chloé Zhao), atriz (Frances McDormand) .

A produção fala sobre uma mulher que, depois de perder o marido e o emprego após uma crise econômica em Nevada, (EUA), decide sair em uma viagem exploratória e viver como uma nômade dos tempos modernos. O longa apresenta mulheres nômades reais que guiam a protagonista na sua jornada.

Pieces Of A Woman 

Este é um dos filmes originais Netflix indicados ao Oscar 2021. Está concorrendo na categoria Melhor Atriz com Vanessa Kirby, pelo papel de Martha Weiss. A personagem tem complicações no parto e o bebê acaba morrendo. Depois disso, a protagonista passa por um longo período de luto, se afastando do marido e da família e ainda tem que lidar com um processo contra a mulher que fez o parto. Um dor inigualável para uma mulher que perdeu um recém nascido.

Bela Vingança

Mais um dos favoritos ao prêmio principal, de Melhor Filme, e também de Melhor Direção (Emerald Fennell) e de melhor Atriz (Carey Mulligan), Bela Vingança teve cinco indicações no total. Ele estreia em breve nos canais de streaming brasileiros e é uma mistura de comédia e terror. Faz uma forte crítica à cultura do estupro e ao machismo. A protagonista trabalha numa cafeteria após desistir da faculdade de medicina depois de um “incidente” com uma amiga.

Todas as noites ela vai a bares e finge estar bêbada e se deixa ser “ajudada” pelo primeiro que aparecer com a intenção de “salva-lá”. Todos esses “heróis” acabam se revelando abusadores posteriormente, e o que ela faz com eles... só assistindo para saber.

Mulan (Live Action)

A Disney vem transformando seus maiores clássicos animados em Live Action, ou seja, filmes com atores reais. Mulan, que está disponível no Disney+, é uma dessas adaptações e foi indicado para a categoria de Melhor Figurino.

A adaptação em live action é muito fiel à animação que estamos acostumados. Conta a história da jovem guerreira chinesa que se apresenta ao exército do país disfarçada de homem, no lugar de seu pai que está adoentado, e dá início a uma jornada na qual se tornará uma das maiores guerreiras da China.

A Voz Suprema dos Blues

Mais um Original Netflix, esse com cinco indicações, dentre elas, Melhor Atriz para Viola Davis e a indicação póstuma de Melhor Ator para Chadwick Boseman – o Pantera Negra –, que morreu em agosto do ano passado de câncer. O filme é uma adaptação da peça de 1984, com mesmo nome, escrita por August Wilson e se passa no final da década de 1920. Viola Davis interpreta Ma Rainey, “Mãe do Blues”, e retrata a exploração da cultura negra na indústria musical, que era extremamente racista e misógina.


compartilhe