capa

5 tipos de cervejas que agradam todos os gostos

Aproveitamos o Dia Internacional da Cerveja para listar as opções que a galera mais gosta e ainda, dar dicas de como harmonizar a bebida

publicidade

No #sextou de hoje está liberado tomar aquela gelada! E sabe por quê? Porque hoje, 5 de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. Ou seja, não tem jeito melhor de celebrar essa data a não ser com o copo na mão. 

Retomada da comemoração

A data deste ano também marca a primeira vez que o Dia da Cerveja é comemorado depois do pior momento da pandemia. Ou seja, já com o retorno dos eventos sociais e a liberação dos bares e restaurantes. Mesmo com as restrições, nos últimos dois anos, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou, puxado, em grande parte, por um perfil composto por mulheres de 40 a 49, segundo pesquisa realizada pela Kantar. 

Mas nem todo mundo teve resultados positivos no período, como é o caso das microcervejarias, conforme explica Paulo Vitola, sócio da Cervejaria Paralelo 30, que produz a Cerveja Galeza. “Devido à redução do poder de compra de parcela da população, algumas microcervejarias, que produzem volume maior, reduziram a qualidade de suas cervejas para reduzir o preço de venda. Isso prejudicou muito o setor”, destacou.

Paulo esclarece que diferente do que muitos pensam, as cervejas artesanais não são todas iguais. Algumas são de alta qualidade e outras, de baixa. Para ele, o consumidor precisa compreender essas diferenças, que se refletem também no preço de cada produto.

A cervejaria dele, por exemplo, produz cervejas como a Galo Véio, uma pilsen que foi duas vezes premiada no principal concurso nacional e a Double IPA, recém lançada, mas já premiada também. Agora que estamos passando por esse momento de retomada, Vitola percebe que o consumo das cervejas artesanais vem crescendo. “É um caminho sem volta, quem bebe uma cerveja artesanal de qualidade se espanta com a diferença”, afirma.

Top 5 cervejas preferidas da galera

Aproveitando a data de hoje e o bom momento das cervejarias, pedimos a ajuda do Paulo para listar as 5 cervejas que o pessoal mais gosta. São opções bem variadas, para agradar todos os gostos. Ah, e o nosso entrevistado também deu dicas de como harmonizar cada uma delas. Veja abaixo:

Pilsen

É a mais consumida no Brasil, pois trata-se de uma cerveja leve, refrescante e fácil de beber. Além disso, segundo Paulo, combina com praticamente tudo e vai bem em todos os momentos!

IPA

Já a IPA possui  um frutado, proveniente da alta dosagem de lúpulo. Ela é mais alcoólica e um pouco amarga. “Assusta quem prova pela primeira vez, mas logo muitos se apaixonam por sua complexidade e potência”, complementa Vitola. Deve ser harmonizada com carnes vermelhas e hambúrgueres, por exemplo. 

APA

É uma cerveja bastante lupulada também, mas um pouco mais leve e menos amarga do que a IPA, geralmente lembrando frutas cítricas. É a pedida perfeita para acompanhar pratos com frutos do mar. 

Weiss

A Weiss é uma cerveja de trigo. Clara, fácil de beber, mas com o sabor característico do grão e da levedura própria do estilo. Harmoniza com preparos leves, como saladas.

Sour com frutas 

Paulo aponta a Sour como a grande aposta dentro do universo das cervejas artesanais. É uma bebida com leve acidez e adição de frutas in natura ou em polpa, podendo levar outros ingredientes, o que a torna extremamente refrescante. Combina com sobremesas. 

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe