capa

Gostosa e saudável: pipoca é opção para os dias frios

Rica em fibras e vitaminas, ela é a melhor opção desde que preparada da maneira correta

publicidade

Nesses dias frios, contar com uma alternativa de lanche rápido, saudável e pouco calórico parece impossível, não é? Pois existe uma possibilidade que, além de saudável, é super fácil de preparar: a pipoca!  

Segundo a nutricionista clínica funcional Karini Merolillo, a pipoca é um alimento saudável e alimento baixo em calorias se for preparado de uma forma correta. “Ela é rica em fibras e contém polifenóis. Estes antioxidantes inibem a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, o risco de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol”, detalha.

Além desses benefícios, Karini lembra que, em seu estado natural, o milho da pipoca auxilia no funcionamento do intestino e contribui para aumento da saciedade por ser rica em fibras. “Ele também é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina E, manganês e magnésio, presentes principalmente na casca”, salienta.

Todos esses benefícios e o fato dela conter menos calorias e menos gordura colocam a pipoca em vantagens em relação a outros lanches, como salgadinhos de pacote e biscoitos recheados, por exemplo. Porém, é preciso fazer boas escolhas na hora de preparar a pipoca, pois nossos hábitos podem reduzir esse impacto positivo. 

Existe pipoca não saudável?

A pipoca não perde suas propriedades nutricionais e deixa de ser saudável. O que pode acontecer é a forma de preparo deixá-la mais calórica, mais gordurosa, por exemplo. “As pipocas feitas especialmente para micro-ondas, por exemplo, têm maior praticidade no preparo no dia-dia. Porém, não trazem benefícios à saúde, pois são ricas em gorduras trans e normalmente contém muito sal e produtos químicos usados para conservar o sabor”, explica. 

Por outro lado, a pipoca feita a partir do milho in natura, tanto no micro-ondas com água ou na panela com pouco óleo, mantém seus benefícios. “O limite da pipoca como um alimento saudável termina quando começa a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados e coberturas”, afirma Karini.

Deixe sua pipoca mais saborosa

Se você quer ir além da tradicional pipoca salgada e está fugindo da calda de açúcar, a nutricionista Karini deixou duas possibilidades de tempero. Mas, antes das receitas, preste atenção no pulo do gato para deixar a pipoca de panela mais saudável: no lugar do azeite, use óleo de coco. 

Para preparar a pipoca, aqueça o óleo de coco, coloque o milho, tampe e deixe em fogo médio até parar de estourar. Desligue o fogo e aguarde alguns minutos para retirar da panela. Em seguida, tempere ou cubra com a calda e bom lanche! 

Tempero para pipoca salgada

Para preparar, misture os ingredientes e polvilhe em cima da pipoca pronta:

2 colheres de chá de limon pepper;

1 colher de chá de curry;

1 colher de chá de cúrcuma.

Pipoca doce

4 colheres de sopa de coco fresco ralado;

4 colheres de sopa de rapadura ralada;

Óleo de coco.

Em uma panela, coloque um pouco de óleo de coco, em seguida a rapadura e deixe derreter. Em seguida, coloque o coco ralado e deixe dourar. Quando estiver no ponto, jogue em cima da pipoca, misture bem e saboreie!


compartilhe