capa

Dia do Café: como harmonizar a bebida com doces e salgados

No Dia Mundial do Café, trazemos dicas para combinar a bebida que é uma das paixões dos brasileiros com diversos tipos de lanches

publicidade

Seja preto ou com leite, quente ou gelado, passado no coador ou espresso… existem diversas possibilidades de se saborear um bom café, bebida que faz parte da cultura brasileira e é reconhecida como uma paixão nacional. 

No Dia Mundial dessa, que é a segunda bebida mais consumida no mundo, preparamos algumas dicas de como harmonizar seu amado cafezinho com doces e salgados, tornando a experiência de beber um café ainda mais completa e saborosa!

Harmonização é feita com alimentos específicos

O barista Charles Fernandes destaca que, assim como o vinho e a cerveja, o café combina com alimentos específicos, que ajudam a harmonizar os sabores e tornar a degustação muito mais agradável. Para isso, primeiro é preciso aprender a escolher o tipo de café considerando suas principais características, como corpo, doçura, acidez e potência. 

“Apesar de todos parecerem iguais, existe uma diferença enorme entre as variações do café”, explica Charles. O café pode ser caracterizado pelo sensorial (doce, amargo, ácido) e por sua potência (da suave a mais intensa), sem falar que a origem do grão, sua torra e o método de preparo também fazem a diferença no resultado.

Como harmonizar o café

A harmonização pode ser feita por semelhança, ou seja, quando juntamos dois tipos de alimentos parecidos. Assim, um café que é mais doce pode ser  harmonizado com um alimento também adocicado, o que potencializa essa característica. Já na harmonização por contraste, pode-se combinar um café mais amargo e com um alimento doce. 

Charles lembra que já temos o costume de harmonizar café com alimentos, muitas vezes sem nos darmos conta disso. “A dupla café e pão de queijo é consumida diariamente por muitas pessoas”, comenta. 

Isso vale para a harmonização por semelhança, daquele cafezinho um pouco mais ácido acompanhado por uma torta de limão ou o contraste da combinação de um café mais amargo e com um quindim.

5 combinações de lanches com café 

Para fazer uma combinação perfeita, é preciso equilibrar os estímulos sensoriais de cada elemento e, mesmo que a harmonização seja por semelhança, é necessário um leve contraste com a natureza ácida do café. 

Charles, sugere, por exemplo, que os diversos tipos de cafés existentes no mercado também podem ser usados em receitas como bolos, tortas e até em preparo de molhos para churrasco. Basta compreender as melhores formas de harmonizar e usar a criatividade!

Abaixo, confira cinco lanches que você pode harmonizar com o clássico café preto, segundo a Baristo Café:

- Café com pão de queijo – um clássico nacional, excelente opção para o lanche da manhã ou café da tarde. Um café mais adocicado harmoniza muito bem com um pão de queijo salgado e quentinho;

- Café com chocolate –  cafés mais amargos casam bem com chocolate também mais amargo, por exemplo, pois os sabores de cada ingrediente se intensificam;

- Café com queijos – duros ou cremosos, ambos os tipos de queijos casam perfeitamente com um cafezinho, pois o salgado do ingrediente balanceia o amargor e a acidez do café;

- Café com sobremesas – normalmente pedimos os dois juntos, mas, na hora de saborear, acabamos primeiro comendo o doce e depois bebendo o café. Existem diversas possibilidades de harmonizar a bebida com doces, mas é preciso respeitar as variações de intensidade e do tipo de café;

- Café com pão australiano e azeite de oliva – peça fatias de pão e uma cumbuca com azeite de oliva (até 0,2% de acidez) e uma pitada de sal. Molhe o pão no azeite, coloque na boca e, enquanto mastiga, tome o café e deguste as boas sensações da combinação desses sabores.


compartilhe