capa

Vinho branco vai bem nas comemorações de final de ano

Engana-se quem pensa que apenas o espumante faz bonito nas festas de final de ano. Veja dicar para harmonizar a bebida com o cardápio da época

publicidade

Família reunida e muita comemoração por mais um ano que chega ao fim. Neste período de festas, os momentos de celebração sempre são acompanhados por mesa farta e tudo é motivo para brindar. E você, já parou para pensar que todos os pratos que geralmente são servidos nesta época combinam perfeitamente com vinhos brancos?  

De acordo com a sommelière da Vinícola Aurora, Renata Guidoti, a diversidade destes produtos são grandes aliadas nos momentos que marcam a virada de ano, com possibilidades que agradam a todos os paladares.        

“Basta olharmos para o mapa do Brasil para nos darmos conta da riqueza da nossa gastronomia e da combinação perfeita da maioria dos pratos com os vinhos brancos. O Brasil é um país tropical, com um litoral tão extenso quanto lindo, e tudo que é servido com o ‘pé na areia’ combinado com esses produtos, como aquele camarão na beira da praia, queijo coalho e peixes empanados, por exemplo. Além disso, os vinhos brancos brasileiros têm uma boa acidez, são frescos e vibrantes e combinam perfeitamente com a alegria do nosso país”, argumenta Renata.

Como harmonizar

A especialista explica que o segredo de uma boa harmonização com vinhos brancos, assim como com outros vinhos e espumantes, está no cuidado para que a bebida não anule o alimento e vice-versa. Para isso, a recomendação clássica é sempre começar com vinhos mais leves para os mais estruturados, e deixar os vinhos de sobremesa para o gran finale.

Para as entradinhas, a sommelière recomenda que sejam servidas bruschettas de tomate, acompanhadas por um vinho do tipo Riesling Itálico. Este tipo, segundo ela, por ter a fruta acentuada e ser bastante leve, também casa muito bem com peixes assados e grelhados. 

“O Riesling Itálico é delicado, mas também tem uma boa estrutura, e por isso é um produto versátil nas harmonizações. Ele vai muito bem com frutos do mar elaborados com molhos leves, ostras in natura e sashimis. Toda a gama de saladas que é servida nas festas de final de ano também combina perfeitamente com este vinho”, sugere.      

Chardonnay para acompanhar do leitão assado à maionese

O Chardonnay não pode ficar fora dos brindes. A sommelière sugere harmonização que vai desde o bacalhau ao leitão assado até a tradicional salada de maionese. “Ele tem um corpo que segura a untuosidade deste pratos. O clássico caldo de lentilha que é servido logo após a virada de ano, ou o lombo de porco, o frango assado, e a farofa de miúdos, a gama de possibilidades com este vinho é bem grande”, finaliza Renata.    


compartilhe