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Estilo de Vida

Trabalha em casa? Veja como se organizar

Está difícil separar a vida profissional da pessoal durante o home office? Então confira algumas dicas para planejar melhor sua rotina

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Após a pandemia, muitas empresas mantiveram seus funcionários em regime de home office - ou pelo menos com uma jornada híbrida de trabalho - e, entre essas pessoas, muitos ainda não conseguem se organizar e manter as tarefas da vida particular separadas da vida profissional, apesar de sabermos que uma influencia a outra diretamente.

O fato é que todo profissional precisa ajustar sua rotina, e isso começa delimitando a cada um dos papéis que desempenha durante o dia uma hora para começar e outra para terminar. E é aí que entra a organização!  Para te ajudar nessa missão, convidamos a equipe da Oh! Papel, papelaria online autoral que trabalha com estampas exclusivas e tiragens limitadas, para trazer 3 dicas de organização para quem trabalha em casa.

Organize-se

Parece estranho abrir uma lista de dicas de organização com “organize-se” mas, sim, esse é o único começo possível para acabar com a bagunça. Dedicar um tempo para organizar o dia (seja olhar para o dia seguinte quando encerrar o expediente, ou antes de começar a trabalhar) é fundamental para quem quer ter uma vida mais tranquila.

Os planners são excelentes ferramentas para te ajudar a organizar suas tarefas e compromissos. Quando você para, se concentra e determina quais as prioridades daquele dia ou semana, você cria um norte e consegue diminuir a sensação de ansiedade motivada pelo acúmulo de tarefas. Mapear o que precisa fazer ajuda seu cérebro a gerenciar seu tempo.

Anote as demandas

Vários estudos de neurociência confirmam que, quando escrevemos à mão, memorizamos melhor as informações. E isso se torna ainda mais importante nesse momento em que somos bombardeados por informações e demandas que nos chegam por diversas caixas de entrada (e-mail, whatsapp, ligações, redes sociais…). 

Além disso, o ato de concentrar-se e registrar informações à mão é excelente para memória e assimilação. Assim, além de anotar seus compromissos, faça checklists e organize a rotina.

Separe a vida pessoal da profissional

Nada de sair misturando vida pessoal e profissional, ok? Procure deixar bem delimitado o espaço físico - por exemplo, ter um cômodo da casa para trabalhar - e também de horas ou turnos que vai dedicar ao trabalho e à vida pessoal. Cada vez que você interrompe uma atividade para começar outra, seu cérebro gasta muito mais energia para retomar a linha de raciocínio. No final do dia, você está mais cansada.


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