capa
Estilo de Vida

Planejamento é fundamental para realizar o casamento dos sonhos

Elaborar um bom cronograma, com etapas definidas, auxilia os noivos a evitar imprevistos e garantir uma linda festa

publicidade

O ano de 2021 marcou a retomada das festas de casamento e apresentou, de acordo com os dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), um crescimento de quase 20% em relação a 2020 no setor nupcial. Nos próximos anos, a tendência é que as porcentagens continuem expressivas e o número de matrimônios realizados no país seja ainda maior. 

E quem deseja dizer o tão aguardado “sim”, deve ter em mente que nem só com a definição da data e do local se organiza uma cerimônia. O casamento é um evento repleto de detalhes e, por esse motivo, ter planejamento e elaborar um bom cronograma são fatores essenciais para garantir uma celebração digna dos sonhos.

Como começar a organizar um casamento? 

Muitos casais apresentam dúvidas sobre quando e como começar a montar um cronograma de casamento, o que faz com que fiquem enrolados com tantos preparativos. Geralmente, indica-se que o planejamento comece um ano antes da cerimônia, para dar tempo de organizar todos os detalhes e prever quaisquer imprevistos que possam surgir. 

Elaborar um cronograma vai auxiliar os noivos a olhar com atenção para todas as etapas necessárias de uma celebração. Entre elas, estão os detalhes do orçamento, escolha da data, local e estilo da cerimônia, lista de convidados, fornecedores, criação de um site de casamento e planejamento da lua de mel. 

Primeira etapa: pensando nos detalhes da cerimônia

O primeiro passo do cronograma é imaginar todos os detalhes básicos da cerimônia, ou seja, o orçamento, data, estilo e o local da festa. Nesta etapa inicial, também é interessante que os noivos decidam se vão organizar o casamento sozinhos ou contar com a ajuda de um cerimonialista. 

O orçamento é o aspecto mais importante desse processo, pois é ele que vai determinar, por exemplo, o local, a quantidade de convidados e quais fornecedores serão escolhidos. É essencial que o casal seja realista e coloque na ponta do lápis o valor máximo que poderá ser utilizado para realizar a festa.  

Após definir o orçamento, é hora de pensar no estilo da cerimônia — ela pode acontecer na praia, sítio, salão de festas ou até mesmo em casa. Para fazer essa escolha, o casal pode buscar referências na internet e alinhar o que encontrar às suas preferências e expectativas para o sonhado dia. 

A data e o local vêm logo em seguida. Para escolher o melhor período, a dica é pensar nas estações do ano e descartar as de clima que menos combina com o casal e com o estilo de festa escolhido. Por exemplo, se os noivos optarem por uma cerimônia na praia, não dá para fechar a data em um mês de fortes chuvas. 

O mesmo raciocínio ocorre com o local, pois é preciso aliar a disponibilidade do espaço à data predeterminada para celebrar o evento. O ideal é separar alguns nomes e deixar para bater o martelo depois de definir a quantidade de convidados para o evento. 

Segunda etapa: convidados e fornecedores 

A lista de convidados faz parte de uma das etapas iniciais, pois após o casal definir detalhes como orçamento e local do casamento, é necessário pensar em quais pessoas serão chamadas para a cerimônia. 

Para facilitar o processo, os noivos podem começar listando grupos específicos por ordem de prioridade, como família, amigos e colegas de trabalho. O ideal é realizar uma lista prévia e, depois, cortar alguns nomes gradativamente. 

Após determinar a quantidade de convidados, eles devem analisar os nomes de espaços pré-selecionados e alinhar a capacidade de cada um com o número de pessoas da lista e reservar a data o quanto antes.

Outra dica é separar uma pasta para guardar todos os contratos que virão a seguir. Os fornecedores do evento, por exemplo, também devem ser providenciados nesta etapa do cronograma de casamento. 

Para encontrar profissionais que atendam às suas expectativas e necessidades, o casal pode olhar as referências que selecionaram na primeira etapa e buscar por opções dentro daquele estilo. 

Terceira etapa: padrinhos e site de casamento 

Após planejar toda a etapa estrutural do evento, chegou a hora de pensar nos padrinhos, pajens, damas de honra e demoiselles do casamento. Se esses personagens farão parte da cerimônia, este é o momento de convidá-los. Muitos casais têm costume de elaborar lembrancinhas e fazer o convite pessoalmente. No entanto, a escolha fica a critério dos noivos. 

O site de casamento também deve ser criado agora, pois ele reúne todas as informações do evento, como data, local, horário e dress code. Além disso, nele também pode ser disponibilizada a lista de presentes de casamento

Os noivos que optarem por utilizar convites físicos podem enviar os itens com o endereço do site, que pode ser acessado pela web ou por aplicativo pelos convidados. 

O check-up de todos os detalhes acontece no final da terceira etapa. É neste instante que os noivos analisam se todos os preparativos estão nos conformes e se há algum imprevisto para resolver. Também é necessário confirmar a presença de cada pessoa convidada ao evento, ter atenção a esse detalhe ajuda a economizar com a festa. 

Por fim, deve-se montar um roteiro da festa e informar ao espaço e ao cerimonialista sobre o cronograma do evento. O mesmo acontece com o DJ, que precisa receber orientações sobre o estilo do casal e as músicas que devem ser tocadas nos momentos mais importantes do evento, como a entrada dos noivos e primeira dança juntos após a cerimônia. 


compartilhe