capa
Estilo de Vida

5 ideias de amigos secretos diferentes

Conheça outras versões da tradicional brincadeira e divirta-se na próxima troca de presentes

publicidade

O amigo secreto é um daqueles clichês que não podem faltar em todo final de ano. A brincadeira, que envolve a troca de presentes, é celebrada nesse período entre colegas de trabalho, amigos e família. Mas que tal inovar um pouco e propor uma nova versão este ano?

Para te ajudar, separamos cinco ideias de amigos secretos diferentes para você celebrar a brincadeira de outras formas, indo além da tradicional. Confere.

Amigo temático

Nesta versão a dinâmica de sortear os nomes, comprar a lembrancinha e só revelar depois se mantém mas, diferente da versão original, o grupo escolhe um tema e todos os presentes devem estar relacionados a ele. Gastronomia,  livros, chinelos, camisetas e objetos de decoração são algumas das temáticas possíveis. Para quem gosta de colocar a mão na massa, existe ainda o amigo artesanal, em que o presente não segue necessariamente um tema, mas deve ser feito por você - ou pelo menos uma parte dele.

Amigo da onça

Essa versão é para quem quer tornar o momento da troca de presentes ainda mais divertido e funciona da seguinte forma: os participantes devem comprar presentes que possam ser usados tanto por homens quanto por mulheres. Os itens devem ser bem embrulhados, para que não seja possível identificar o que tem dentro de cada pacote.

Só existe um sorteio, que é realizado no dia da revelação. Números em ordem crescente devem ser escritos num papel e distribuídos entre os participantes. Aquele que tiver sorteado o número 1 começa. Ele deve escolher um pacote de forma aleatória e não pode abri-lo. Em seguida, a pessoa com o número dois dá continuidade à brincadeira e pode escolher outro pacote ou até mesmo roubar o presente que já foi escolhido. O amigo secreto da onça segue assim e termina quando cada um tiver um pacote e então os presentes podem ser abertos.

Amigo secreto ladrão

Falando em roubar presentes, o amigo secreto ladrão propõe uma dinâmica bem parecida com a do amigo da onça, mas com pequenas diferenças. Nessa versão, os presentes são comprados sem um sorteio prévio e no dia da troca são colocados em uma mesa. Assim como na brincadeira anterior, são sorteados números para cada participante e o primeiro começa escolhendo um item da mesa.

Aqui, no entanto, ele deve abrir o presente para que todos vejam. O próximo participante, com o número dois, deve fazer o mesmo e só depois de abrir o seu pacote é que ele decide com qual presente quer ficar. A brincadeira segue conforme a ordem dos números. No amigo-ladrão o último participante é quem se dá bem, pois pode optar por ficar com qualquer um dos presentes escolhidos anteriormente.

Amigo secreto ao contrário

Essa versão é semelhante à tradicional e assim como no convencional, cada um sorteia um nome e compra um presente. No entanto, no dia da revelação as coisas se invertem e os participantes têm que tentar adivinhar quem os sorteou.

Como? Começa assim, um dos participantes fica separado do grupo e fecha os olhos e então quem o retirou se identifica para os demais. Para adivinhar, a pessoa sorteada deve fazer várias perguntas de sim ou não para o grupo até acertar o nome de quem a tirou.

Amigo dança das cadeiras

A nossa última dica combina duas brincadeiras: o amigo secreto e a dança das cadeiras. Para garantir ainda mais diversão, pode ser feito de duas formas: na primeira, todos os presentes recebem um número. Em seguida, os participantes devem dançar em volta de um círculo de cadeiras. Ao ser eliminado da brincadeira, o participante recebe um número aleatório que corresponderá a um dos presentes.

A segunda forma de brincar é colocar as cadeiras em círculo na quantidade exata de pessoas que estão participando, diferente do que ocorre na dança das cadeiras original. Cada assento deve receber um presente. Ao final da dança, quando a música parar, o participante ganha o pacote da cadeira em que for sentar.


compartilhe