capa

Esportes de verão: que tal cair no mar para surfar?

O surfe fecha a nossa série Esportes de Verão

publicidade

Para fechar a nossa série de esportes de verão, não havia como escolher outro esporte que não o surfe! Afinal, é cada vez mais comum ver mulheres de todas as idades aprendendo, surfando, se divertindo e competindo pelas praias de todo o Brasil e do mundo. 2022 foi o primeiro em que a WSL realizou exatamente o mesmo calendário para homens e mulheres da elite mundial – e elas arrebentaram, inclusive Tatiana Weston-Webb (4ª) e Luana Silva (17ª), brasileiras colocadas entre as 25 melhores surfistas do mundo.

Por que aprender a surfar?

As mulheres podem - e devem - cair no mar e aprender a curtir as ondas, pois é um exercício que trabalha o corpo e a mente. Como boa parte do surfe consiste em remar, sua prática melhora o sistema cardiovascular e respiratório. Mas isso também acende um alerta: para ter um bom desempenho dentro d'água é importante praticar exercícios que preparem sua condição fisica fora dela. 

O surfe também ajuda a:

Revigorar seu organismo,

Fortificar os ossos,

Remodelar o corpo e emagrecer,

Promover a coordenação e o equilíbrio e

Melhorar o sistema respiratório.

Já a mente é beneficiada com alívio do stress e da ansiedade proporcionados pelo contato com o mar, que ativa os sentidos e provoca sensações positivas, além de reequilibrar o organismo com os sais e nutrientes presentes na água. Além disso, o contato com o mar ativa a produção de hormônios como dopamina e endorfina (responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar), epinefrina (a adrenalina, que prepara o organismo para a realização de grandes feitos) e serotonina (que regula o sono, o apetite, a temperatura do corpo, etc).

Surfe não é só esporte: é estilo de vida

Quem já é surfista sabe que, mais do que uma prática esportiva, o surfe acaba se tornando um estilo de vida. O contato mais próximo com a natureza que ele proporciona ensina muito sobre paciência, respeito, persistência e superação de dificuldades. Como o surfe só existe se houver natureza, os praticantes acabam se tornando mais atentos a questões ambientais como a limpeza das praias, a preservação do oceano, a proteção dos animais marinhos e a conscientização das comunidades que vivem à beira mar.

Alguns cuidados antes de entrar no mar

O surfe é um esporte que pode ser praticado diariamente, mas, pra isso, a praticante precisa ficar atenta a alguns detalhes, como a manutenção de uma rotina saudável, se alimentando bem e evitando excessos. Além disso, antes de cair na água é fundamental fazer um aquecimento corporal, o que na verdade é recomendado para qualquer atividade física. 

Também é preciso observar as condições do mar e, preferencialmente, consultar a previsão do tempo e das ondas. Se você achar que está cansada, melhor deixar para o dia seguinte. Você não pode entrar no mar com chances de se sentir sem forças; afinal, você vai cansar, o mar, não.


compartilhe