capa

Yoga trabalha corpo e mente no clima ao ar livre

Mais do que uma prática esportiva, o yoga é um estilo de vida que tem tudo a ver com os dias quentes do verão

publicidade

Depois de falar do beach tênis, da corrida e do futevôlei, chegou a hora de falar de um esporte que também tem a cara do verão, mas que, pra muitos, nem é considerado um esporte. Estamos falando da yoga, tradição oriental cuja origem remete à Índia há 5 mil anos e que reúne conhecimentos e disciplinas físicas. Essa filosofia de vida tem milhões de adeptos em todo o mundo que buscam, com a sua prática, trabalhar o corpo e a mente – fazendo o que a palavra literalmente significa: yoga deriva da raiz sânscrita “yuj”, que significa “atar, reunir, religar”.

O yoga é uma prática excelente para quem gosta de atividades ao ar livre, principalmente porque ele também se beneficia da luminosidade do sol, que ilumina também os pensamentos e ações. Além disso, o verão tem dias mais longos e noites mais curtas e é superimportante absorver a energia solar com suas propriedades desintoxicantes, antidepressivas e nutritivas. 

Se você quer dedicar algum tempo a uma prática que vai mexer com o seu corpo e também com a mete, o yoga é para você!

Por que praticar Yoga?

Quem escolhe o yoga como prática de atividade física sente rapidamente os resultados. Além de perceber um melhor equilíbrio corporal, acompanhado de uma rápida sensação de bem-estar, a pessoa ganha mais consciência da sua respiração e consegue controlar melhor o estresse e a ansiedade.

Como tem diferentes abordagens e formas de ser praticado, o yoga é para todas as pessoas. As aulas envolvem a meditação de controle sobre a respiração, o que é fundamental para todos, pois pode ser uma forma de acalmar e se equilibrar e, ao mesmo tempo, uma prática que ajuda a acelerar o metabolismo e a ativar a energia.

As técnicas do yoga visam promover o bem-estar psicofísico e trabalhar o corpo em sua completude, envolvendo o reequilíbrio energético. As posturas não precisam ser complicadas – pelo contrário, muitas podem ser simples e rotineiras –, mas para muitos parecem desafiadoras por envolverem a consciência e a tonicidade.

Vou começar yoga - e agora? 

Quem quer iniciar no yoga pode começar escolhendo bons materiais, como o tapete (yoga mat). Porém, se você não quer investir ainda, nesse primeiro momento ele pode ser substituído por uma toalha. Você também precisa encontrar um guia, ou seja, um instrutor de yoga, a pessoa que vai orientar você, vai corrigir possíveis erros e detectar necessidades que você possa ter.

Nas aulas, fique atenta a sua postura e tente executar as posições mais simples. Assim como em outros exercícios físicos, tentar movimentos avançados quando se é iniciante pode causar lesões, pois seu corpo não está pronto para eles. Se sentir dores ou dificuldade em fazer algum movimento, o ideal é para e recorrer ao instrutor ou instrutora de yoga para explicar onde e o que sentiu.

Se você quiser tentar agora mesmo, também pode procurar exercícios de yoga para iniciantes no Youtube, por exemplo.  Assim você vai compreender o grau de dificuldade e identificar a necessidade de um guia.


compartilhe