capa

Esportes de verão: futevôlei é a cara dos dias ensolarados – e do Brasil

Da areia pro asfalto e, agora, de volta à areia: saiba tudo sobre o futevôlei, atividade física que dá sequência à nossa série de 5 esportes de verão

publicidade

Quem gosta de colocar os pés na areia pode aproveitar os dias quentes do verão para se aventurar nas “quadras” do futevôlei. O esporte, que, como o nome deixa bem claro, mistura as regras do futebol e do vôlei, surgiu no Rio de Janeiro nos anos 1960 como uma forma de burlar a proibição da prática de esportes sem rede e espaço delimitado nas praias do Rio de Janeiro. O esporte foi a solução criativa encontrada por um grupo de amantes da prática do futebol na areia, que adaptaram o esporte a uma quadra de voleibol de praia. 

Essa prática esportiva tem uma exigência considerável de esforço físico e quem joga percebe rapidamente mudanças no potencial físico, como a melhora do equilíbrio, coordenação motora, reação e força, sem falar no desenvolvimento do raciocínio e da criatividade na hora de resolver as jogadas.

Apesar do alto esforço físico, o futevôlei é super democrático e não tem restrição de idade ou sexo. Homens e mulheres podem entrar em quadra e se divertir! As partidas, que normalmente duram 3 sets de 15 pontos cada, podem ser disputadas em duplas (dois jogadores em cada lado da quadra) ou em times de cinco pessoas (sendo uma o reserva).

Vantagens do futevôlei para quem quer cuidar do corpo

Se você quer implementar o hábito do exercício físico para emagrecer e reforçar a musculatura, o futevôlei é uma excelente alternativa. Como o beach tennis (lembra que nós falamos dele aqui?), é uma modalidade que traz inúmeros benefícios à saúde e trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

A prática de futevôlei é saudável porque:

- Favorece o emagrecimento, especialmente se combinado com uma dieta alimentar adequada;

- Uma hora de jogo ajuda a queimar cerca de 600 calorias;

- Auxilia no fortalecimento dos músculos do abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas;

- Contribui para a saúde cardiovascular;

- Combate a perda óssea;

- Como é praticado ao ar livre e em contato com o sol, ajuda a manter os níveis de Vitamina D em dia.

Quer jogar? Então fique atenta! Como o futevôlei é é um esporte de alto gasto energético, é importante procurar um médico para avaliar a condição atual de saúde antes de entrar em quadra. E caso você tenha doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, busque orientação de um professor, que além de ensinar as regras, poderá acompanhar sua evolução ao longo do tempo.


compartilhe