capa

Esportes de verão: como começar a correr?

Dando sequência à nossa série de 5 esportes de verão, hoje vamos falar sobre a corrida de rua, prática que ganha cada vez mais adeptas

publicidade

Certamente você já viu aqueles grupos de corrida passando e se imaginou ali no meio, né? Ou ficou se perguntando: realmente correr é tão legal quanto a feição dessas pessoas indica? Bem, dando continuidade nossa série de matérias sobre esportes de verão, vamos falar sobre a corrida.

Dona de um estúdio de treinamento funcional em Estância Velha, a educadora física Gabriela Ludvig é um ótimo exemplo de corredora. Afinal, apesar da sua formação, ela tem no esporte de rua um hobby. “Eu comecei a correr em 2012, mais ou menos, pra emagrecer. Como já praticava atividade física em função da faculdade, busquei e encontrei na corrida uma forma de otimizar a perda de peso”, relata. 

A Gabi começou sozinha, sem assessoria, só se preocupou em colocar o tênis e sair pra correr. “Nunca esqueço quando consegui correr 20 minutos sem parar sem caminhar no meio, foi uma grande conquista pra mim”, recorda, explicando que foi começando aos pouquinhos, experimentando e vendo onde conseguia chegar a cada dia de treino. Hoje, ela afirma não saber mais como seria sua vida sem correr. 

Para quem deseja começar a correr, Gabriela dá a dica: comece aos poucos, intercalando caminhadas com corridas. “Tenho alunos que dizem ‘ah, não consegui correr até a esquina’. Mas é assim mesmo. Digamos que você comece intercalando um minuto de corrida e cinco minutos de caminhada. A proporção da caminhada deve ser maior do que a de corrida e, aos poucos, vamos progredindo e mudando esses tempos, até que em algum momento você vai apenas correr, sem caminhar”, ensina.  

Gabriela lembra que, além de uma orientação profissional, os novos corredores precisam fazer uma avaliação médica com clínico geral ou cardiologista e um teste de esteira, pra confirmar a que tem condição física para a prática. Além disso, como a corrida é um esporte de alto impacto, é preciso cuidado para evitar lesões e dores.

Definir objetivos ajuda a manter o treino de corrida

Traçar objetivos e pensar na corrida como um projeto de longo prazo foi a forma que Gabriela encontrou para manter o hábito e se desenvolver como corredora. “A corrida me trouxe muita disciplina e determinação, ela me mostra que eu posso fazer as coisas que eu quero, desde que me dedique”, enfatiza. 

Ela lembra que a corrida a motiva muito nos meus treinos diários, pois ela sabe que, se pretende melhorar o desempenho, ela precisa se dedicar, cuidar da alimentação, ter boas noites de sono, evitar bebida alcoólica, buscar uma vida mais equilibrada. “Afinal, eu sei que se eu cometer um excesso hoje, ele vai interferir no meu treino de amanhã. E essa consciência é o que me faz ter uma determinação maior para seguir o plano alimentar e os outros hábitos que me fazem bem”, diz. 

Preciso de um grupo de corrida para começar a correr?

A educadora física recomenda que o novo corredor conte com o acompanhamento de um grupo de corrida. “Existem vários formatos de grupos. No que eu participo desde 2020, cada aluno tem a sua planilha de treino, desenvolvida pelo professor a partir de uma avaliação da nossa capacidade de corrida em paralelo aos objetivos de cada aluno”, explica. Os treinos são em grupo, mas respeitando o ritmo de cada atleta. 

Grupos são legais, segundo Gabriela, pois a pessoa ganha uma motivação maior para correr. “Os treinos coletivos são muito legais, a gente conhece pessoas com o mesmo objetivo que nós, cada uma com necessidades e dificuldades específicas. Um incentiva o outro e isso é muito legal”, avalia.

5 dicas para quem deseja começar a correr no verão

Como profissional de Educação Física e corredora, Gabriela pode deixar algumas dicas para quem deseja aproveitar os dias mais quentes pra começar a correr:

- É super importante tomar muito cuidado em relação à hidratação. Tome água antes, durante e depois dos treinos, principalmente em dias muito quentes;

- Evite fazer exercício físico entre às 10h e às 15h, que normalmente é o horário mais crítico de calor;

- Sempre use protetor solar. Ele protege de queimaduras e previne o câncer de pele;

- Opte por roupas leves. O universo da corrida é super amplo e existem várias roupas específicas para este tipo de atividade. Há modelos que evitam assaduras, em tecidos tecnológicos mais leves, com proteção solar...;

- Proteja os olhos com óculos de sol e bonés.

Apesar de toda essa preparação e adoção de cuidados, você pode não conseguir atingir a sua meta. Gabriela recorda que no fim de semana participou de uma corrida de rua em Porto Alegre e que não aconteceu nada do que ela planejara, mas que, como em outras situações da vida, é preciso saber que aquilo que parece estar perfeito na hora não se confirma. “A largada foi às 7h e estava extremamente quente. Então, apesar de ter tomado todos os cuidados, eu e outros corredores não performamos como de costume”, conta Quando isso acontece, é fundamental saber respeitar os limites do corpo e ouvir o que ele está dizendo e ir adaptando o passo e a performance a ele.


compartilhe