capa

Quer começar a correr? Aprenda a evitar lesões

A prática é uma das mais saudáveis mas exige alguns cuidados

publicidade

Você já deu início ao seu “Projeto Verão”? Nunca é tarde para adotar hábitos de vida saudáveis - e a prática de atividades físicas com certeza está no topo da lista. A corrida é uma ótima opção para ganhar condicionamento físico e ainda ajudar no controle do peso. 

Antes de iniciar a prática, você pode se perguntar: será que a corrida é a atividade certa para mim? 

De acordo com o educador físico e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Rafael Baptista, não existe um biotipo ideal para começar a correr. Entretanto, para pessoas com sobrepeso e obesidade, não é interessante iniciar a prática de atividade física pela corrida, pois ela tem um impacto grande nas articulações. "Para este público, o ideal é investir em outros exercícios como a caminhada e depois de ganhar condicionamento físico, evoluir para a corrida”, explica.

Principais cuidados para iniciar

Quem optar por começar a correr, precisa estar atento a alguns cuidados para se exercitar com segurança e evitar futuras lesões. Baptista destaca que um dos principais pontos é o fortalecimento dos músculos. “O treinamento de força, através da musculação, melhora bastante a resistência para a prática de corrida”, explica.

O profissional ainda indica a realização de uma avaliação biomecânica da corrida. Ela verifica detalhes como o gesto técnico, postura, sobrecargas articulares e musculares, padrões de movimento, tipos de pisada, frequência das passadas, movimentação dos braços e deslocamentos do tronco. “A avaliação vai indicar se existe alguma questão da técnica que precise ser ajustada antes de começar a correr, para evitar lesões”, aponta o professor.

Outra dica é iniciar a prática na esteira. “Ela vai ter menos impacto e principalmente, para os iniciantes, permite estar menos suscetível ao clima, como vento, calor e sol”, comenta Baptista.

A escolha do calçado correto para a prática também é importante. Segundo o professor, esta é uma questão que deve ser avaliada caso a caso, pois há muitas opções de tênis de corrida no mercado. “Uma pessoa alta e mais pesada, por exemplo, precisa de um tênis mais estruturado. É uma avaliação individual, mas é importante que ele seja confortável. Um profissional de educação física pode ajudar na escolha”, orienta.  

Evite lesões

Um dos aspectos mais importantes é o acompanhamento de um profissional da educação física. Também é recomendada uma avaliação médica cardiológica, para identificar se não existe nenhuma contraindicação, e também ortopédica.

“Isso é um ponto obrigatório para quem tem um histórico de lesões. E claro, mesmo para aqueles que não têm, caso comecem a sentir qualquer dor ou desconforto durante a corrida, devem procurar imediatamente um ortopedista”, alerta o profissional.

Ele complementa que, desde que praticada com segurança, a corrida é uma atividade física excelente. “Ela ajuda muito no controle do peso corporal, no ganho aptidão física e até mesmo na melhora do humor. Correr traz uma sensação de bem-estar fantástica, só é preciso estar atento aos cuidados”, finaliza.


compartilhe