capa

Saiba quais são os alimentos da primavera e a importância de consumi-los

Nutricionista lista as principais verduras e frutas que fazem bem à saúde

publicidade

Nem só de flores é feita a primavera, afinal, a estação mais colorida do ano também apresenta alimentos ricos em todos os tipos de vitaminas necessárias para manter uma boa imunidade e, claro, energia também.  

Estação oferece variedade de legumes e verduras

Segundo a nutricionista e docente do curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação do Senac Lajeado, Cássia Paloma Geib, a primavera oferece uma variedade de alimentos que ajudam a deixar o prato mais colorido e cheio de saúde. 

“Todos os alimentos da estação auxiliam de alguma forma na nossa imunidade, incluindo um destes alimentos de cada grupo no consumo diário já é o suficiente”, destaca. Confira abaixo os principais alimentos da época:  

Principais legumes: abóbora, abobrinha, alcachofra, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha, inhame, pepino, pimentão, tomate e vagem.

Principais verduras: agrião, alho-poró, aspargo, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, mostarda e rúcula.

Alimentação aliada à atividade física   

Já quando o assunto é consumo de frutas, é importante estar atento àquelas que contribuem com a saúde na hora de praticar atividades físicas, isso porque a estação permite que as pessoas façam exercícios ao ar livre, contemplando dias com temperaturas agradáveis e belas paisagens em parques e praças.

“Se você quer consumir frutas para ter mais energia durante as atividades físicas, as recomendadas da época são banana e laranja. Já para o pós-treino, as frutas indicadas são abacate, banana, coco e melancia”, lista Cássia.  

Outras formas de consumir as frutas da estação 

De acordo com a docente, com a chegada da primavera e os dias mais quentes, muitas pessoas gostam de consumir frutas em forma de sucos, sorvetes naturais ou até como smoothies. 

Outra forma de consumir alimentos saudáveis é incluí-los em outros alimentos que são mais calóricos. Por exemplo, ao invés de consumir um bombom que é rico em açúcar e gordura, “você pode fazer uma receita com banana amassada, leite em pó ou farinha de aveia e fazer as bolinhas e banhar em chocolate meio amargo derretido. Há inúmeras maneiras de consumir alimentos saudáveis de formas bem apetitosas, use a sua imaginação”, recomenda a especialista.


compartilhe