capa

O que é idade metabólica e como ela impacta na sua saúde?

Existe uma diferença entre idade cronológica e metabólica

publicidade

Há mulheres que não gostam de dizer a idade, mas certamente todas sabem quantos anos têm. Essa é a sua idade cronológica, aquela que diz há quantos anos você está na Terra, e que acaba sendo usada para comparar experiência de vida, condicionamento físico, comportamentos...  em relação a outras pessoas.

Mas você sabia que também é possível medir a “idade do corpo”? Essa é a idade metabólica, índice resultante da taxa metabólica basal (TMB), que mede quantas calorias você precisa para que seu corpo funcione em repouso. Ou seja, quantas calorias você queima sem se mexer, com o corpo inerte, apenas com a respiração, digestão e circulação, sem levar em consideração a prática de exercício físico.

Quando a idade metabólica fica próxima da idade cronológica, significa que a pessoa está bem; a TMB estar abaixo da idade cronológica também é um bom sinal, pois há sugerindo que a idade metabólica mais jovem tem relação com uma composição corporal mais favorável e menor pressão arterial. Já se a sua idade metabólica é maior do que a idade cronológica, é importante procurar orientação médica. 

O cálculo da TMB leva em consideração o sexo da pessoa, sua altura (em centímetros), o peso (em quilogramas) e a idade (anos), aplicando a Equação de Harris-Benedict sobre estas informações. Ou você pode usar a fórmula:

mulher: 655,1 + (9.563 x kg) + (1.850 x cm) – (4.676 x idade)

homem: 66,5 + (13,75 x kg) + (5,003 x cm) – (6,775 x idade)

A TMB Isso é importante porque cerca de 60 a 75% das calorias que são queimadas todos os dias acontecem enquanto o corpo aparentemente não está fazendo nada.

É possível melhorar a idade metabólica?

Sim, se a sua TMB estiver mais alta do que a idade cronológica, você precisa ficar atenta aos bons hábitos para manter a saúde em dia. Afinal, é como se você fosse mais velha do que “deveria”. 

Porém, é preciso levar em consideração que, apesar de ser uma métrica de saúde comumente usada pela comunidade fitness, a idade metabólica não é um método com consenso na comunidade médica. 

Apesar disso, os profissionais reforçam a importância de se manter um estilo de vida saudável. E se você pretende melhorar a sua idade metabólica, você pode:

Substituir os refinados por carboidratos complexos e as bebidas açucaradas por água;

Reduzir o tamanho das porções;

Testar uma alimentação plant-based;

Consultar um nutricionista e adotar uma dieta adequada ao seu estilo de vida;

Iniciar ou aumentar a frequência de exercícios físicos;

Trocar elevadores por escadas e dar uma volta na quadra no horário do almoço;

Dormir bem.

Ou seja, é importante que você cuide mais de você, do seu corpo e da sua rotina. Mesmo que sua idade metabólica esteja próxima da idade cronológica, você estará fazendo bem a si mesma.


compartilhe