capa

Como escolher a suplementação adequada para o corpo feminino

Os suplementos corretos ajudam a equilibrar a absorção de nutrientes

publicidade

Com o passar do tempo, observamos mudanças no padrão alimentar da população, entre elas, a adoção da suplementação alimentar, algo que se tornou uma prática comum atualmente. 

A preocupação com a saúde e a facilidade no alcance de suplementos vitamínicos e/ou minerais, aliados à atividade física, têm estimulado diferentes grupos de pessoas a consumir esses produtos, principalmente para suprir algumas necessidades do corpo e complementar a alimentação.

Escolha do suplemento depende de vários fatores

A quantidade de micronutrientes que cada indivíduo precisa repor depende de vários fatores, que vão desde o sexo e a idade, até a presença ou não de doenças. Por isso, a escolha do suplemento adequado também varia, segundo explica a farmacêutica da Equaliv, Anna Carolina Régoli.

“O organismo de cada indivíduo é único, isso somado à rotina de vida, planos alimentares e até questões genéticas diferentes, explica a necessidade e a importância de uma suplementação específica”, ressalta a profissional. De acordo com Anna Carolina, a escolha do suplemento deve ser baseada na avaliação dos seguintes fatores: dieta praticada, estilo de vida, avaliação dos exames laboratoriais, histórico de doença familiar, tipo e intensidade de atividade física realizada.

Além de observar todos esses pontos, o consumidor também precisa estar atento à segurança, qualidade e eficácia no momento de escolher o suplemento que utilizará. A farmacêutica orienta que ele deve avaliar as seguintes informações no rótulo: tabela nutricional, lista de ingredientes, alergênicos, informações da empresa fabricante (exemplo: disponibilidade de canal de atendimento). 

“Infelizmente existem no mercado diversos produtos com baixa concentração de nutrientes, ricos em aditivos químicos e até mesmo sem autorização da ANVISA”, ressalta Anna Carolina. Outra dica para se certificar de que o produto é confiável, é fazer uma pesquisa no site da ANVISA, para conferir a regularidade do fabricante e a autorização da substância utilizada.

Mercado oferece produtos específicos para as mulheres

O mercado de suplementos tem considerado também a importância da saúde da mulher e, por isso, é possível encontrar diversas opções de produtos voltados especialmente para as necessidades do corpo feminino. 

Em geral, conforme nosso corpo envelhece, possuímos uma maior necessidade de repor vitaminas e minerais, e isso não é diferente com as mulheres. Por este e outros motivos, elas estão, cada vez mais, buscando uma nutrição de dentro para fora, com foco em melhores resultados.  

“Os suplementos alimentares podem auxiliar no reforço da imunidade, no desenvolvimento fetal, no controle da TPM (tensão pré-menstrual), na saúde de cabelos e unhas, no rejuvenescimento da pele, no emagrecimento, na menopausa e no bem-estar feminino”, complementa a farmacêutica, Anna Carolina.

Como escolher o suplemento mais adequado 

Escolher a melhor suplementação para o corpo, parte da aplicação de um protocolo individual, pois cada mulher possui uma necessidade de reposição. Porém, sabemos que a busca espontânea pelos suplementos vem crescendo, entre eles, segundo a farmacêutica, estão: Colágeno Hidrolisado, Creatina, Proteína, Ômega 3, Suplemento para Cabelos e Unhas, para ganho de massa muscular e definição, além daqueles voltados para beleza.  

No entanto, conforme já foi comentado anteriormente, antes de iniciar a suplementação, é necessário entender em qual momento da vida a mulher está, para, a partir disso escolher, fazer a reposição.

“Isso porque a mulher passa por diversas fases (puberdade, gestação, menopausa). De maneira geral, nutrientes como ferro, cálcio, vitamina A, vitamina B9 (ácido fólico), vitamina B7 (biotina), Ômega 3 e fibras são essenciais em todas as fases da vida”, exemplifica Anna Carolina.

E, apesar dos suplementos estarem na “moda”, vale reforçar que eles só podem ser recomendados por médicos ou nutricionistas. “É importante que o seu uso seja acompanhado por algum profissional da saúde. O uso irracional da suplementação pode ocasionar sobrecarga de nutrientes em nosso organismo, podendo levar a gasto de recurso desnecessário e comprometimento de órgãos como fígado e rim”, alerta a farmacêutica.


compartilhe