capa

Temperos: quais usar na alimentação do bebê?

Com exceção da pimenta e do sal, a maior parte dos temperos estão liberados na alimentação das crianças

publicidade

A introdução alimentar dos bebês costuma ser um desafio na vida das mães. Uma das dúvidas comuns é sobre o uso de temperos nos pratos oferecidos para as crianças. Entretanto, além dos tradicionais alho e cebola, uma infinidade de outras ervas e condimentos podem ser adicionados na comidinha dos pequenos.

A nutricionista Tatiana De Vuono indica usar alecrim, alho, louro, cúrcuma, cravo, manjericão, coentro, cominho, cebola, tomilho, salsinha, cebolinha, canela, erva-doce, manjericão, anis, hortelã, orégano, sálvia e gengibre. “Todos eles são ricos em vitaminas e minerais. E o mais legal é que podemos iniciar logo nas primeiras comidinhas do bebê”, ressalta. 

A profissional também alerta para evitar pimenta e, claro, o sal que não deve ser usado nem como pitada na introdução alimentar. “Vale lembrar da importância de optar por alimentos frescos e orgânicos, já que a produção é livre de adubos químicos, agrotóxicos e hormônios que podem acarretar em problemas para a saúde, além de agredir o meio ambiente”, destaca Tatiana. 

Além do uso individual, a nutricionista lembra que os temperos podem também ser usados em forma de caldo de legumes,  para incrementar as comidinhas da família. “Esse caldo pode ser utilizado como base para diversas receitas: risoto, arroz branco, feijão, sopa ou recheio de torta. A infinidade é enorme, podemos usar a imaginação”, indica. Confira abaixo a receita elaborada pela Tatiana:

Caldo de legumes caseiro

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite

500 gramas sobrecoxa de frango (opcional)

½ cenoura grande

1 talo de salsão, lavado e picado

2 talos de salsinha fresca

2 talos de cebolinha fresca

2 ramos de tomilho fresco

1 cebola grande

2 dentes de alho

2 folhas de louro

1 pedaço de gengibre (opcional)

Modo de preparo:

Aqueça uma panela e coloque azeite. Junte o frango, a cebola, a cenoura, o salsão e refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com dois litros de água. Cozinhe com uma panela destampada, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Coe e reserve os legumes.

Tempo de validade: até dois meses no congelador ou dois dias na geladeira.

Anotou tudo?! Então bora incrementar a alimentação dos pequenos!

 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe