capa

Saiba mais sobre a fibromialgia, doença da dor crônica que pode ser incapacitante

Moradores de Porto Alegre podem solicitar Cartão de Prioridade do Fibromiálgico para ter preferência em atendimentos

publicidade

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Além da dor, podem ser sintomas da doença: fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada), alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. O portador de fibromialgia também manifesta muita sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura.

Portadores de fibromialgia residentes em Porto Alegre têm direito, desde janeiro deste ano, de solicitar o Cartão de Prioridade do Fibromiálgico, que dá preferência no atendimento em empresas públicas e concessionárias. Este benefício é muito importante, pois permite que o portador da doença tenha todos os cuidados necessários em seus atendimentos.

Para solicitar o cartão, o paciente precisa apresentar documento de identidade e o atestado médico constando CID 11 MG30.01 em quatro coordenadorias de saúde da capital (os endereços podem ser conferidos aqui). 

A fibromialgia é uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos. Sua dor pode ser intensa e incapacitante, mas não causa inflamações ou deformidades físicas no paciente.

Não há uma causa específica para a doença; porém, estudos já identificaram que os portadores têm níveis de serotonina mais baixos, assim como a ocorrência de desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem ter relação com seu aparecimento. 

Como a fibromialgia pode ser diagnosticada e tratada?

Como não existem exames laboratoriais que possam orientar o diagnóstico, ele é feito em atendimento clínico. Uma boa entrevista clínica permite destacar outros problemas e, com isso, se diagnosticar a fibromialgia em uma primeira consulta. Entre os critérios considerados para o diagnóstico estão a presença de dor por mais de três meses em todo o corpo e a ocorrência de pontos dolorosos na musculatura. É possível que o médico peça exames de sangue, que serão usados para descartar outros problemas que possam simular esta síndrome.

Quando diagnosticada, a fibromialgia precisa ser tratada com cuidados multidisciplinares. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, associados a antidepressivos tricíclicos; a prática de atividade física regular; o acompanhamento psicológico e emocional; e massagens e acupuntura.


compartilhe