capa

7 boas práticas para manter a saúde em dia depois dos 40

As alterações hormonais e as mudanças no funcionamento do organismo pedem uma nova postura, focada em envelhecer com saúde

publicidade

O passar dos anos tem um forte impacto no corpo da mulher: as mudanças começam na puberdade, quando as formas mudam, acontece a primeira menstruação, o início da sexualidade, a possibilidade da gravidez. 

Outra grande mudança acontece quando a mulher chega aos 40 anos, pois o corpo começa a passar por novas transformações causadas pelas mudanças hormonais. Por isso, a partir dessa idade, é importante que a mulher redobre os cuidados, para diminuir o impacto da redução do metabolismo, perda da densidade óssea e perda de massa muscular na sua saúde. 

Para ajudar você a se cuidar ou a antecipar esses cuidados – afinal, estar com a saúde em dia é fundamental em qualquer idade – nós preparamos uma lista com 7 boas práticas que vão ajudar a manter a sua saúde em dia.

O que você precisa cuidar mais depois dos 40 anos 

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir problemas de saúde causados pelas mudanças que o corpo sofre depois dos 40 anos. Além de tratamentos como terapia hormonal e outras suplementações, os quais precisam ser feitos sempre com orientação médica, há uma série de boas práticas que vão ajudar você nesse momento:

Fazer exercícios físicos

O treino de força feito na musculação é necessário para manter e recuperar a massa magra (músculos e ossos). Mas também é importante incluir outras atividades na rotina, as quais vão aumentar o poder do metabolismo, ajudando a evitar doenças, diminuir a pressão arterial e a reduzir o estresse.

Comer mais proteína

Além de ajudar a construir músculos saudáveis e a manter o peso ideal, ela é fonte de colágeno, proteína que ajuda na estrutura, firmeza e elasticidade da pele. Com o passar dos anos, o organismo produz menos colágeno, por isso é importante reforçar o cardápio com alimentos ricos em vitaminas A e C, lisina e outras proteínas que ajudam a produzir colágeno. Essa reposição ajuda a prevenir ou atenuar os sinais da idade e a melhorar os sintomas da osteoartrite e da osteoporose.

Dormir mais

Deixar o sono de lado pode causar desajustes na saúde, incluindo nas questões endócrinas, o que pode induzir ao ganho de peso

Cuidar o índice de gordura abdominal

É normal que o corpo feminino estoque um volume maior de gordura na região do abdômen.  Ou seja, esse acúmulo adiposo não está, necessariamente, relacionado a uma má alimentação e ao sedentarismo. Porém, o aumento da gordura abdominal pode colaborar com doenças cardiovasculares e diabete, sendo importante controlar o peso já antes da menopausa chegar. 

Cuidar da saúde hormonal 

Estar com os hormônios regulados colabora com todas as questões que falamos até aqui. Novamente, a menopausa é motivo de atenção, pois causa alterações hormonais, principalmente nos níveis de progesterona e estrogênio, hormônios femininos relacionados à lubrificação vaginal, absorção de cálcio e às características da pele, unha e cabelo, e também de testosterona, ligado ao desejo sexual e à massa muscular. A alteração desses hormônios prejudica a absorção de cálcio, o que resulta em perda de massa óssea e na redução da massa muscular, da lubrificação da vagina e do desejo sexual.

Cuidar do humor 

Após os 40, quando começam as alterações hormonais, a saúde emocional torna-se um ponto importante de atenção. As oscilações de humor provavelmente se tornarão mais frequentes e, em casos mais graves, podem inclusive acarretar depressão. Por isso é importante sair da rotina, fazer atividades prazerosas e ter válvulas de escape.

Se priorizar 

Sim, sabemos que o dia é corrido, mas você precisa dedicar um tempo para você. E não se culpe por se cuidar! A alternativa é agradar os outros e, quem sabe, adoecer.  

Além de todas essas questões que precisam ser observadas para viver bem, a mulher sabe que a idade traz maturidade, estabilidade e qualidade de vida. Mas para perceber qualquer mudança no corpo, é necessário focar-se mais na própria saúde.


compartilhe