capa

Saúde no verão: você sabe escolher óculos de sol?

Especialista alerta que dependendo do tipo de acessório, pode prejudicar a visão ao invés de proteger

publicidade

Muito além do estilo, os óculos de sol são um importante aliado para proteger os olhos dos raios ultravioletas, que ficam ainda mais fortes nos dias ensolarados da estação mais quente do ano. E não é só no verão que o uso do acessório é recomendado - já que os olhos ficam expostos durante o ano inteiro.

“Precisamos usar óculos de sol todos os dias, tanto no verão quanto no inverno, porque os raios estão sempre presentes, mesmo nos dias nublados”, afirma a oftalmologista Marcele Rizzatti, da Clínica Visão de Porto Alegre. 

Como escolher os óculos

Não basta apenas usar óculos com lentes escuras para proteger os olhos. É preciso garantir que os acessórios tenham a proteção adequada contra os raios ultravioleta, para que realmente sejam benéficos para a saúde ocular. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os óculos de sol devem ter 100% de proteção contra os raios UVA e UVB. 

Utilizar óculos com lentes escuras sem a proteção contra os raios ultravioletas é mais prejudicial à visão do que não usar nenhum tipo de acessório. Porque quando usamos a lente escura, nossa pupila dilata e permite que uma quantidade maior de raios de luz atinja nossos olhos. 

“Se não tivermos a proteção UVA e UVB em 100%, esses raios serão prejudiciais aos olhos. E se, em vez disso, não usamos nenhum tipo de óculos, as pupilas vão se fechar mais frente à grande quantidade de luz e permitir que menos raios atinjam os olhos, causando menos danos”, explica a especialista.  

A oftalmologista indica que a aquisição de qualquer tipo de óculos seja feita sempre em locais confiáveis e que o paciente também possa levar o acessório para o seu oftalmologista revisar após a confecção.

“Procure estabelecimentos confiáveis e traga os óculos para o seu médico conferir no consultório se tem a proteção ultravioleta”, alerta a médica.

Óculos o ano todo

Além dos cuidados ao escolher o acessório, a médica aponta três motivos para investir no uso de óculos de sol de qualidade durante o ano inteiro:  

Ajuda a prevenir a catarata  

Os raios ultravioletas são muito nocivos para o olho, podem acelerar o aparecimento de doenças como a catarata, além de lesionar as células da retina.  A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino, uma lente natural de proteção dos olhos, que pode ser desgastada ainda mais rapidamente por conta da exposição excessiva aos raios UV.  “Além disso, a exposição excessiva pode causar queimaduras na córnea, deixando o olho bem seco e irritado”, complementa a oftalmologista. 

Protege contra o envelhecimento da pálpebra    

A pele ao redor dos olhos é muito sensível. O óculos de sol ajuda a manter a região protegida e, por consequência, previne o envelhecimento precoce da pele da pálpebra.  

Auxilia na prevenção do câncer de pele  

O rosto é uma área que está sempre exposta, que  nem sempre é possível cobrir  totalmente com chapéu ou outros acessórios. O óculos de sol protege bem a região dos olhos, já que existem muitos tipos de câncer de pele que podem surgir nas pálpebras. 


compartilhe