capa

Saiba como tratar queimaduras de sol

Comum nessa época do ano, o problema necessita de cuidados adequados

publicidade

Praia, mar, sol. Essa é a combinação perfeita para essa época do ano, não é mesmo?! Mas para aproveitar tudo o que o verão tem para oferecer, é preciso tomar cuidado com problemas comuns nessa época. É o caso das queimaduras na pele. 

A dermatologista Juliana Fonte alerta: quem não abre mão do bronze precisa usar filtro solar na quantidade adequada e reaplicar a cada duas horas e/ou sempre que se molhar. “Esta é a melhor maneira de evitar a queimadura solar”, orienta.

Queimou. E agora?

Voltar de um dia na praia, se olhar no espelho e estar com a pele vermelha do sol. Quem nunca?! Quando isso acontece, a palavra-chave é hidratação. “Caso ocorra a queimadura solar, devemos hidratar muito a pele. Podemos usar loções ou cremes com ação calmante e água termal”, indica Juliana. 

Além disso, segundo Juliana, é importante tomar bastante água e, muitas vezes, é necessário aplicar cremes com corticóide e tomar analgésicos e anti-inflamatórios.

Geralmente, a queimadura de sol também vem acompanhada de pele descascando. “Nesses casos a hidratação também é importante. O foco deve ser em produtos com ação regeneradora”, explica a dermatologista.   

Quando procurar um médico

Também é preciso estar atento quanto à gravidade da queimadura. Em algumas situações, é necessário buscar atendimento médico para o tratamento adequado. “É o caso quando as queimaduras são mais severas e causam bolhas, por exemplo”, aponta Juliana.

Outro caso que merece atenção e necessita de atendimento médico é a insolação. “É preciso estar atentos a sintomas como dores de cabeça, náusea, tontura, pulso rápido, temperatura elevada e até confusão mental”, alerta a profissional.

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe