capa

Menopausa e envelhecimento saudável andam juntos

No Dia Mundial da Menopausa, te lembramos que o investimento em saúde deve começar muito antes dela chegar

publicidade

A menopausa é um processo natural na vida das mulheres. Por volta dos 40 anos de idade, acontece o chamado climatério, que é o início do declínio hormonal feminino. Ao longo do tempo, ocorre uma baixa na produção de hormônios pelos ovários, até que eles entram em falência e param totalmente de produzí-los. Com a falta dos hormônios sexuais femininos, principalmente estrogênio e progesterona, as menstruações param de ocorrer.

“A menopausa é na verdade um marco, é a data da última menstruação. Quando completam 12 meses que a mulher não menstrua, definimos a data do último sangramento como menopausa”, explica a ginecologista da Clínica Flura, Ana Cláudia Siqueira. 

De acordo com a médica, no Brasil, a média de idade para entrada na menopausa é entre 48 e 50 anos. “Quando ocorre antes dos 40 anos é chamada menopausa precoce ou falência ovariana precoce”, aponta. 

Sintomas da menopausa

Por ser um período de desequilíbrio hormonal, a menopausa pode trazer sintomas variados - tanto no tipo quanto na intensidade. O mais “famoso” entre eles é o chamado fogacho, aqueles “calorões” independentes da temperatura do ambiente. 

Outros sinais que podem acontecer nesta época são insônia; envelhecimento cutâneo com perda da elasticidade da pele; aumento de peso e dificuldade de perdê-lo; diminuição do desejo sexual; ressecamento vaginal; afinamento e perda de vitalidade dos cabelos, entre outros. “Algumas mulheres apresentam aparecimento de sintomas antes mesmo da menopausa, na fase do climatério. Já outras vão apresentá-los algum tempo depois de parar de menstruar”, comenta Ana Cláudia. 

Menopausa e envelhecimento saudável

Sou mulher, mas só devo me preocupar com a menopausa quando chegar aos 40 anos, certo? ERRADO! É possível se preparar para essa fase - inclusive, isto significa investir em um envelhecimento saudável. 

O lema de Ana Cláudia é: seu corpo de 40 anos vai agradecer o investimento feito em saúde hoje. Veja algumas dicas para começar:

  • Tenha hábitos alimentares saudáveis;
  • Pratique atividade física regularmente - invista também em exercícios de resistência (musculação) pois a tendência com o passar dos anos é perdermos massa muscular;
  • Corrija desequilíbrios hormonais que já ocorrem antes mesmo da menopausa chegar;
  • Gerencie seu estresse;
  • Invista nos cuidados com o corpo, mente e espírito.

Além de seguir estes passos e quando não houver contra indicações, Ana destaca a importância de “devolver o corpo o que é dele” através da reposição hormonal. “Lembrando que os hormônios não agem sozinhos e que necessitam de estilo de vida saudável para proporcionarem benefícios. Além disso, a terapia de reposição hormonal deve ser realizada por profissionais habilitados e com formação adequada em hormonologia”, alerta a profissional.

Ana ressalta que a menopausa não é o “fim”. “Ela é sim o início de uma nova fase, que deve ser tratada com todo carinho, respeito e zelo que merece”, finaliza. 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe