capa

Exercícios físicos na gravidez: saiba como praticar com segurança

As atividades físicas trazem diversos benefícios para as futuras mamães

publicidade

A gravidez é um período que exige uma série de cuidados. Mas isso não quer dizer que as futuras mamães precisam abrir mão de realizar as atividades que faziam antes da gestação. É o caso dos exercícios físicos. 

Apesar de algumas mulheres sentirem receio em praticar atividades físicas no período gestacional, ela é orientada cada vez mais pelos obstetras, pois sendo feita da maneira correta, traz benefícios. “Os principais são o controle da ansiedade, redução das dores nas costas, uma grande queixa pelas gestantes, prevenção da diabetes gestacional e do sobrepeso, ajuda no controle da pressão arterial e o combate ao estresse”, aponta a professora do curso de Educação Física da Universidade La Salle, Leda Nascimento.

Atenção aos cuidados

Sabemos que é possível - e recomendado que as futuras mamães pratiquem atividade física. Porém, é preciso fazer de forma segura. Segundo Leda, o primeiro passo é consultar um médico para liberar a prática. Além disso, é importante sempre ter o acompanhamento deste e de outros profissionais da área da saúde, como um educador físico, nutricionista ou fisioterapeuta, se necessário.

Não existe um tempo adequado para a prática de exercícios pelas gestantes, pois atualmente nos deparamos com mulheres atletas que seguem parte de sua rotina de treino ainda durante a gestação. 

“A partir daí, é possível criar uma rotina de exercícios de duas a três vezes na semana com intensidade moderada. É preciso ter cuidado com a pressão arterial da gestante, para que não ocorra a falta de oxigenação do bebê”, aponta Leda.

Com relação aos alongamentos, não há exercícios especiais para este público. Será de acordo com o bem estar da gestante, conforme o grupo muscular a ser trabalhado sem causar desconforto”, comenta.

Dicas práticas

As gestantes que querem incluir os exercícios físicos na rotina, podem realizar a prática ao ar livre ou até mesmo na academia. O importante é ter acompanhamento profissional para garantir a segurança e preservar a saúde. Veja algumas dicas:

Academia: neste caso, devem ser evitados exercícios com cargas (salvo quem já tinha uma rotina intensa de exercícios, nesse caso pode continuar apenas diminuindo carga e intensidade). “As esteiras, pilates, hidroginástica, yoga e natação são bem-vindos”, indica Leda.

Ao ar livre: as caminhadas também devem respeitar o tempo e a intensidade. “Algumas gestantes são corredoras e seguem fazendo um trote leve por um tempo. Alguns parques trazem algumas propostas de meditação que também são benéficas para as gestantes”, explica a professora.

Em casa: é importante que a gestante seja acompanhada por um profissional de educação física para evitar problemas de má postura e/ou desconfortos musculares. “Podem ser sugeridos exercícios de respiração e alongamentos”, orienta.


compartilhe