capa

Saiba como evitar os inchaços causados pelo calor

Alimentação e exercícios físicos ajudam a evitar ou diminuir a retenção de líquidos

publicidade

As altas temperaturas do verão trazem um alerta para a saúde: os inchaços. Comuns nessa época do ano, eles acontecem principalmente por conta da retenção de líquidos, pois o calor em excesso faz com que ocorra a dilatação dos vasos ocasionando então os edemas, dor e sensação de ganho de peso. 

“Há um acúmulo de líquidos nos pequenos espaços ao redor de órgãos e tecidos, ocorrendo ainda dificuldade no retorno venoso”, explica a enfermeira e professora dos cursos de saúde do Senac Santana do Livramento, Aurelia Ribas. A má alimentação e a oscilação hormonal, no caso das mulheres, também podem ser causadoras dos inchaços. 

A profissional explica que as regiões do corpo mais atingidas são os pés, pernas, mãos, braços e barriga (abdômen). “Isso se dá pelo excesso de tempo em pé ou sentado, além do consumo excessivo de sal, açúcar e leite”, aponta Aurelia.

A interferência da alimentação

Quando falamos em retenção de líquidos e por consequência, nos inchaços, a alimentação ganha destaque. Nesse sentido, precisamos ter atenção para alguns ingredientes. Os refrigerantes e os alimentos industrializados que possuem corantes, são ricos em sódio e promovem a retenção de líquidos; já as bebidas alcoólicas interferem em processos bioquímicos da glicose no sangue e na absorção de água pelos rins. “Alimentos pobres em fibras prejudicam a formação das fezes e absorção da água, fator que leva a retenção líquida e constipação”, aponta a enfermeira. 

Por outro lado, temos os alimentos parceiros na luta contra o inchaço. São principalmente aqueles ricos em água e diuréticos. Alguns exemplos são: melancia, melão, banana, manga, morango, espinafre, brócolis, salsa, cenoura, beterraba, berinjela, tomate, pepino, salsão e alface.

Além de manter uma alimentação saudável, outros fatores podem ajudar a evitar os inchaços. Confira as dicas trazidas pela Aurelia:

  • Ingestão de líquidos: auxilia no funcionamento dos rins eliminando o líquido acumulado;
  • Prática de exercícios físicos: ativam a musculatura auxiliando no transporte do sangue que retorna ao coração;
  • Drenagens linfáticas: auxiliam no direcionamento do líquido acumulado para os vasos.

compartilhe