capa

Filhos: como curtir o verão em segurança na pandemia?

Piscina, praia, parque... especialista explica como aproveitar o verão com precauções sanitárias

publicidade

O verão chegou, mas é importante lembrarmos que a pandemia de Covid-19 ainda não terminou. Como todos já sabemos, ela trouxe uma série de mudanças em nossas rotinas, além de cuidados e preocupações que agora se tornaram necessários. Quando falamos de crianças, as precauções podem ficar ainda maiores. Hábitos comuns da estação para os pequenos, agora precisam de maior atenção. 

A médica infectologista pediátrica do Hospital Moinhos de Vento, Fernanda Varela, ressalta que todas as medidas de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos devem ser mantidas. “Estamos ainda com um expressivo número de casos e com um limitado número de leitos hospitalares disponíveis, e essas atitudes, além de autocuidado, refletem o respeito ao próximo — colegas de trabalho, familiares, pessoas com as quais iremos entrar em contato”, reforça.

Fernanda pondera que, neste momento, se deve dar preferência a locais privativos, ou seja, nossa própria casa. “Se for um espaço de uso comum, respeite o uso de máscara, mantenha a distância de ao menos um metro com uso de máscara e dois metros sem máscara (dentro da água) e respeite o número máximo permitido de pessoas por ambiente”, orienta. Ainda segundo a médica, se for possível optar entre ambiente fechado e aberto, escolha o aberto. “Se não houver esta opção, mantenha janelas e portas abertas”, complementa.

É possível aproveitar o verão - desde que se tomem os devidos cuidados. Confira as orientações da médica infectologista que para algumas das atividades mais comuns da época sejam feitas de forma segura pelas crianças:

Ir à praia

Segundo Fernanda, pode ser seguro ir à praia, desde que se respeite o distanciamento e que se opte por ir para a beira da praia em horários de menor movimento, que não tenham aglomeração de pessoas. É necessário usar a máscara sempre que estiver fora da água.

Tomar banho de piscina

Se o banho for na piscina de casa, não tem problema. Se for na do condomínio, por exemplo, é fundamental respeitar o número máximo de pessoas estabelecido e manter o distanciamento. Também é imprescindível usar máscara, higienizar as cadeiras antes de usar, manter a distância de dois metros dentro da piscina. Todos os cuidados para minimizar os riscos devem ser tomados.

Passear em parques

Os passeios nos parques e praças também podem ser seguros, pois são ambientes abertos. Lembrando sempre de respeitar o distanciamento e o uso de máscaras, cuidar para evitar tocar superfícies comuns. É recomendável sempre carregar álcool em gel para higienizar as mãos, caso toque em algum lugar.

Fazer refeições em restaurantes

Os restaurantes são espaços que oferecem riscos, como os outros locais, pois sempre se vai dividir essa área com mais pessoas. Para minimizá-los, é importante usar a máscara, retirá-la apenas para comer e tão logo termine a refeição colocar de novo, evitar ficar muito tempo no ambiente, ou seja, ir apenas para comer e não para ficar conversando. Usar álcool em gel nas mãos antes de se servir e depois de tocar os talheres e outros objetos. Também se recomenda sempre dar preferência a locais abertos, restaurantes que tenham área externa. Outra dica é evitar sentar de frente para pessoas que não moram na mesma casa. Deixar o espaço que fica na frente vago.

 

compartilhe