capa

Doações de sangue caem 20% no RS durante na pandemia

No Dia Nacional do Doador de Sangue, Hemocentro destaca que a demanda continua alta

publicidade

O 25 de novembro é marcado pelo Dia Nacional do Doador de Sangue. E esta é mais uma área afetada de diretamente pela pandemia de coronavírus. O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) informa que, de janeiro a outubro de 2020, foi registrada uma redução de 20% nas doações em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entretanto, a demanda dos hospitais por hemocomponentes seguiu alta, pois outras situações de saúde e urgências, além de tratamentos de saúde específicos que necessitam de sangue para obterem êxito, seguiram ocorrendo. O Hemocentro atende mais de 42 hospitais, entre eles o Hospital de Pronto Socorro e hospitais com UTIs neonatal.

Durante o mês de novembro, a média diária de coletas na instituição tem sido 52 doadores. “Acreditamos que esta semana tenhamos um êxito ainda maior em razão da comemorações alusivas ao dia Nacional do Doador. Ressaltamos a necessidade de mantermos estes números nos meses de dezembro e principalmente nas férias, os quais tradicionalmente registra-se reduções”, alerta a assistente social e responsável Setor de Captação do Hemorgs, Gesiane Ferreira Almansa. 

Exercício de cidadania

Um gesto simples que pode fazer a diferença na vida de até quatro pessoas: assim é a doação de sangue. “Neste momento que estamos passando, uma saída rápida e segura irá salvar várias vidas, trazendo a felicidade não somente para o paciente que utilizar o sangue e/ou os demais hemocomponentes, como também para a família e pessoas que amam este paciente. Afinal, todo mundo é o amor de alguém, então cuide do próximo como gostariam que cuidassem aqueles que vocês amam”, ressalta Gesiane. 

Doações podem ser feitas com segurança

A coordenação do Hemocentro ressalta que, desde o início da pandemia, a equipe da instituição segue todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para receber os doadores com segurança e normalidade. “Destacamos que adotamos protocolos de segurança para reduzir aglomeração, estamos atendendo no momento de duas formas, além do pré-agendamento e também demanda espontânea respeitando o limite de capacidade instalado”, explica Gesiane.

Os doadores são recebidos por ordem de chegada dentro da capacidade de atendimento. O Hemorgs também está disponibilizado o agendamento prévio de horários pelo telefone (51) 3336-6755 ou pelo WhatsApp (51) 98405-4260.


compartilhe