capa

5 dicas para ter mais energia durante o dia

Alguns hábitos podem garantir um dia a dia mais com mais ânimo

publicidade

O maior tempo em casa e a mudança de rotina têm mexido com o nosso metabolismo, e nem sempre temos energia para executar todas as tarefas do cotidiano. É natural ficar desanimado e cansado em alguns momentos, mas se isso tem sido uma rotina para você, saiba que existem hábitos que podem ajudar a ter mais energia durante o dia. Pedimos para a professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Sônia Beatriz Gomes, nos trazer dicas para driblar o cansaço do dia a dia e viver melhor. Confira: 

Tenha boas noites de sono

Dormir bem e recuperar as energias é fundamental para iniciar o dia com mais disposição. Mas tome cuidado com alguns pontos: a posição em que dormimos permite que o líquido dos discos intervertebrais (que funcionam como almofadas entre as vértebras da coluna vertebral) retornem ao seu local de origem e mantenham nossa mobilidade e absorvam os impactos. A posição de lado com um travesseiro para apoiar a perna, auxilia a não fazer uma rotação na região lombar, especialmente nas mulheres que tem o quadril mais largo.

Deitado de costas também podemos colocar uma almofada ou travesseiro sob as coxas. E não devemos descuidar da altura do travesseiro que deve ser igual a largura do ombro para manter a região da cervical alinhada evitando dores nesta região. Um local com o mínimo de luminosidade e ruídos também é importante para proporcionar um sono mais profundo.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Distribuir as refeições em cinco momentos: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar faz com que seu corpo se mantenha com energia ao longo do dia. Comer mais vezes ao dia em porções menores e manter a ingestão de legumes, verduras e frutas é importante. 

Cuide da hidratação

Normalmente lembramos de tomar água no verão, porque o calor nos provoca mais sede. Porém, este mesmo cuidado deve ser mantido em todas as estações do ano. A indicação é de no mínimo dois litros por dia. O fato de não suarmos com a mesma frequência que no verão também nos leva a ingerir menos água.

Fique atento ao maior tempo sentado

Nessa época de pandemia, quando o home office se faz presente, acabamos passando mais tempo sentados. Isso, associado ao inverno que permite poucas saídas para o ar livre e caminhadas, nos leva a precisar ter uma atenção maior com a posição de estar sentados e o tempo que permanecemos nesta posição.

Escolha uma cadeira adequada, onde seus pés não percam o contato com o chão, que suas costas estejam adequadamente apoiadas. Dê preferência que tenha as que tenham braços laterais para apoiar descansar os antebraços em alguns momentos que está lendo ou revisando o que escreveu na tela, e que seus olhos estejam levemente acima ou paralelos a tela do computador.

Faça intervalos de 5 a 10 minutos a cada hora, levante alongue as pernas, as costas, os braços a região do pescoço e faça inspirações mais profundas. 

Pratique atividade física

Reserve no mínimo 30 minutos por dia para se movimentar. Escolha uma atividade física que possa fazer com segurança, seja sozinho, com a família ou com o acompanhamento de um educador físico. Caminhe, dance, corra, faça a modalidade que lhe traga mais alegria. 

por Mariana Nunes

Mariana Nunes é jornalista. Ama café, praia, chocolate e futebol - não necessariamente nessa ordem. É torcedora fervorosa do Internacional e repórter do Bella Mais. @a_marinunes


compartilhe