capa
Bem - Estar

Como manter o peso depois da dieta?

Nutricionista traz dicas para que os quilos perdidos na reeducação alimentar não sejam recuperados

publicidade

Você já começou o seu “Projeto Verão”? Algumas pessoas já se adiantaram e deram início a novos hábitos para estar com o corpo em dia para a próxima estação. Mas depois de conquistar o emagrecimento desejado, vem outro desafio: o de mantê-lo, sem recuperar os quilos perdidos. 

Qualquer perda de peso, quer ela seja rápida ou lenta, pressupõe mudanças de hábitos e estilo de vida consistentes para que a perda de peso seja duradoura. “Dietas muito restritivas, que promovem perdas de mais de um quilo por semana, são difíceis de serem mantidas a longo prazo. Elas dificilmente promovem mudanças de hábitos alimentares, o que aumenta o risco de recuperar o peso tão rapidamente quanto ele foi perdido”, alerta a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade La Salle, Carina de Araújo. 

A profissional também ressalta que o efeito sanfona, aquele de engordar e emagrecer a cada temporada, é tão prejudicial à saúde quanto se manter em excesso de peso. Portanto, não é recomendado!

Para a nutricionista, a manutenção do peso perdido irá ocorrer caso o indivíduo consiga incorporar na sua rotina de vida os novos hábitos que o levaram à perda. É preciso entender que o processo de emagrecimento não acaba quando o peso desejado é alcançado. 

“O nutricionista tem papel fundamental nesse aspecto. Avaliando caso a caso, ele é quem indicará, de forma personalizada, o que cada indivíduo precisa ingerir para emagrecer de forma saudável e sem o risco de ganhar todo o peso perdido novamente”, analisa Carina.

Manter hábitos saudáveis

Modificar hábitos requer tempo e paciência, então, mesmo depois de conquistar o peso sonhado, é importante manter o estilo de vida que o levou a esta conquista. Alguns aspectos podem ser mantidos ao longo de toda a vida e podem auxiliar neste processo:

-    Planeje as refeições do seu dia. Elabore um cardápio semanal, organize a sua lista de compras e a ida ao supermercado baseando-se neste cardápio. Esse hábito irá permitir que você poupe tempo e evita que você faça refeições por impulso, normalmente mais palatáveis, mais calóricas, ricas em açúcares e gorduras;

-    Estipule horários para as suas refeições. Evite almoçar em um dia às 11h e no outro às 14h, por exemplo. Esta organização irá auxiliar a evitar os jejuns prolongados ou pular refeições, o que poderia proporcionar aumento da fome e exageros na próxima;

-    Invista em técnicas de controle de estresse, ansiedade e que melhorem a qualidade do sono, como exercícios regulares, meditação, ioga ou qualquer outra técnica que lhe ajude; 

-    Mastigue bem os alimentos, saboreie-os, evite distrações. Isso poderá auxiliar a come

-    Inclua a prática de atividade física regular. A prática de exercício físico não só auxilia no processo de perda de peso, mas também é uma ótima estratégia para ajudar com o controle do estresse e da ansiedade;

-    Pesar-se com frequência moderada, uma vez por semana ou a cada 15 dias, pode auxiliar no processo. Mas cuidado, pesar-se diariamente ou até mais de uma vez ao dia, pode atrapalhar o processo, trazendo mais ansiedade e conclusões precipitadas acerca da sua evolução.


compartilhe