capa

Pesquisa vai avaliar conhecimento dos gaúchos sobre segurança da informação

Esta é a segunda edição do estudo que analisa como os gaúchos cuidam dos seus dados pessoais no dia a dia

publicidade

A Netfive, empresa com foco na segurança da informação (SI) e serviços de TI, está lançando a segunda edição da pesquisa “IS4all - Segurança da Informação para todos”, que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos gaúchos sobre o assunto. No ano passado, conforme noticiamos aqui no Bella Mais, o estudo mostrou que 25% das pessoas que vivem no Rio Grande do Sul compartilha suas senhas pessoais.

Pesquisa é aberta ao público

Neste ano, além dos dados de colaboradores de mais de 20 empresas de diversos segmentos, a pesquisa também está aberta ao público em geral. Através do site da campanha, é possível responder ao questionário anônimo com perguntas relacionadas à proteção de dados e à SI.

“Quando falamos em segurança da informação, o fator humano é decisivo. Por isso, é fundamental trazer o assunto da proteção de dados para as atitudes do dia a dia das pessoas e consequentemente para outros âmbitos das suas vidas, como o ambiente de trabalho. Este é o nosso objetivo com a pesquisa”, explica Henrique Schneider, CEO da Netfive.

Dados anteriores preocupam

Na primeira edição da pesquisa, lançada em 2022, os dados mostraram que 70% dos gaúchos consideram ter conhecimento intermediário sobre segurança da informação. Em contrapartida, o estudo também apontou que mais de 30% anotam as senhas no celular e em cadernetas - práticas consideradas perigosas para a segurança de dados.

A pesquisa ainda trouxe mais um dado preocupante no que diz respeito às senhas: 65% das pessoas utilizam ou já utilizaram uma mesma senha em vários aplicativos. Isso facilita a ação de cibercriminosos, uma vez que tendo descoberto uma senha, é possível acessar diversas informações em diferentes plataformas. 

Acesse o site para responder a pesquisa


compartilhe