capa

Advogada gaúcha cria método inovador que reduz processos trabalhistas

Metodologia alia o Direito à Gestão de Pessoas e ajudou a zerar reclamatórias trabalhistas em uma empresa através de ações que estimulam mudança da cultura organizacional

publicidade

A rotina de defender empresas em reclamatórias trabalhistas começou a inquietar a advogada Caroline Schaffer. O questionamento era em relação aos motivos que levavam os colaboradores a procurar a Justiça mesmo quando as empresas estavam com as questões legais e de documento corretas.

Para além da letra fria da Lei, Carolina descobriu que o que motivava as reclamatórias era a qualidade das relações humanas entre colaboradores e empresas. “Percebi que a reclamatória é a expressão de uma dor que o trabalhador sofreu na empresa, não se trata apenas do que prevê a Legislação”, avalia Caroline Schaffer. Foi aí que ela criou a Conexão Trabalhista.

Metodologia alia o Direito à Gestão de Pessoas

O método, que vem sendo desenvolvido desde 2016, consiste em aliar as questões legais a outras que fogem do Direito: gestão de pessoas, comunicação não-violenta, entre outros. O resultado é um diagnóstico que começa com uma auditoria trabalhista e termina avaliando a cultura da empresa. 

“É muitas vezes aí que estão os motivadores para as reclamatórias. O que fazemos é restaurar a relação da empresa com seus colaboradores ligando o Rh, o marketing, a comunicação sem esquecer do que o Direito determina”, explica Caroline.

Tal processo se traduz na redução de gastos jurídicos ou com reclamatórias, como verificado em alguns clientes que conseguiram zerar a quantidade de processos. Os ganhos estão também na atração de melhores talentos, redução do turnover, melhora da reputação da empresa e das lideranças perante a sociedade, entre outros.

O plano de ação derivado do diagnóstico vai se adequar a cada cliente. Há possibilidades de treinamentos, workshops, além, claro, da própria questão jurídica. O resultado é de ganha-ganha: as empresas ganham segurança jurídica e performance; e os trabalhadores ambientes mais saudáveis para trabalhar.

Resultados alcançados na prática

Dois anos sem novos processos trabalhistas. Esse é o resultado alcançado por um dos clientes de Caroline, uma empresa de móveis da região de Camaquã, no centro-sul do Estado, após a implantação do método Conexão Trabalhista. 

“Para uma indústria, não ter processos trabalhistas é um verdadeiro desafio e o resultado alcançado com a aplicação do método tem se mostrado muito positivo. A empresa está há dois anos sem novas reclamatórias. Significa uma redução de 100% e isso é fruto de um trabalho que olha não só para o que o Direito determina, mas para as relações humanas como um todo”, afirma Caroline.

A advogada também destaca que, além da redução dos processos, a empresa teve outros ganhos com a adoção da metodologia. “Também conseguimos observar, nessa indústria de móveis, uma melhora no ambiente de trabalho e no relacionamento entre os colaboradores e a gestão. Além disso, houve uma redução no número de acidentes e um aumento da satisfação e da produtividade”, comenta.

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe