capa

5 erros de comunicação que prejudicam sua carreira

Especialista explica a importância de transmitir mensagens de forma assertiva e dá dicas de como melhorar a comunicação interpessoal

publicidade

Em um mundo onde tudo transmite alguma mensagem, a comunicação se tornou habilidade fundamental para o sucesso profissional. Não são apenas as palavras que informam. Gestos, expressões faciais, olhares, postura corporal e até a roupa transmitem mensagens. Logo, quem se comunica bem nesses aspectos, tem mais reconhecimento, autoridade e rentabilidade.

Falhas podem atrapalhar a carreira

Por outro lado, alguns erros nessa mesma área podem impactar negativamente a carreira. Conforme explica a especialista e estrategista de comunicação Fabiana Teixeira, essas falhas interferem na produtividade, na integração e comprometem a mensagem, o posicionamento e a assertividade.

“Uma pessoa que não é objetiva, tem mais dificuldade de se posicionar numa reunião, com líderes ou liderados, ser ouvida e ter sua ideia respeitada. Já tive mentorados que eram ótimos na competência técnica, mas falhavam pela falta de habilidade em se comunicar. Por isso, resolveram treinar para fazer da comunicação uma aliada no crescimento profissional”, comenta.

Principais erros de comunicação

Fabiana, elencou os cinco principais erros que prejudicam a carreira e o sucesso profissional das pessoas. Veja abaixo quais são:

Ser prolixo

É fundamental respeitar o principal ativo das pessoas atualmente – o tempo. Seja claro e assertivo.

Não ouvir

Uma escuta ativa é a melhor aliada da comunicação. Se concentre na conversa, evite distrações. Faça as perguntas certas.

Vícios de linguagem

Empobrecem a fala, demonstram falta de preparo e tem impacto direto na autoridade da sua mensagem. 

Não se posicionar

Comunicação é troca. O outro precisa saber o seu posicionamento e receber o feedback. A comunicação tem que estar alinhada.

Linguagem corporal

55% da comunicação é realizada de forma não verbal. O corpo grita e entrega todas as emoções. É preciso estar atento às expressões faciais, olho no olho, gestos, postura. Tudo transmite uma mensagem. 

Comunicação é treino

Se você comete ou já cometeu pelo menos um dos erros citados pela especialista, não se desespere! É possível melhorar sua comunicação e a profissional esclarece como: “Se comunicar bem não é dom, é treino. Saber como transmitir uma mensagem é o principal aliado de alguém que busca sucesso profissional em qualquer carreira. É preciso saber qual comunicação você quer exercer e o propósito da sua mensagem para ser assertivo e conquistar os interlocutores”, afirma Fabiana.

A especialista também listou algumas dicas de como evitar essas falhas. Ela ressalta, por exemplo, que a assertividade pode ser desenvolvida por meio de exercícios de estratégia de conteúdo, que ajudam a definir o que, como e quando falar. Já sobre os vícios de linguagem, explica que o primeiro passo é observá-los e identificá-los. “Depois podem ser eliminados e substituídos por pausas e frases mais curtas”, esclarece.

Outras dicas para ter uma boa comunicação

A estrategista trouxe ainda outras dicas para ter uma comunicação de sucesso. Uma sugestão é perceber as necessidades do interlocutor. “Quanto melhor eu escuto mais objetivo sou na minha fala”, complementa Fabiana. Além disso, ela salienta que se a pessoa domina o conteúdo e tem conhecimento do seu perfil comunicador, consegue fazer uso de todo o conjunto da comunicação: verbal, gestual e vocal. 

Ela também aconselha o profissional a se ouvir para melhorar a comunicação. “Seus áudios são extensos, você repete a informação, tem vícios de linguagem, fala rápido ou devagar? Comece a se observar e eliminar os ruídos. O vídeo também ajuda a percebermos nosso olhar, o que fazemos com as nossas mãos e expressões”, orienta.

Já para treinar a entonação e a fluência, Fabiana sugere 15 minutos de leitura em voz alta por dia. O autoconhecimento também é importante. “Como eu me comunico nas mais diversas situações, o que me deixa desconfortável, quando eu travo e até perco oportunidades por não saber me comunicar?”. É fundamental ter essas questões bem claras para que a sua comunicação possa evoluir efetivamente.


compartilhe