capa

Como saber se está na hora de procurar um novo emprego?

Decisão depende de uma análise do momento atual de cada indivíduo e de suas expectativas e objetivos profissionais e pessoais

publicidade

Iniciar uma transição de carreira ou sair em busca de novas oportunidades nem sempre é uma tarefa fácil, pois a demissão marca o encerramento de um ciclo e o começo de uma nova jornada. Encarar novas áreas, desafios e colegas pode gerar aquele “frio na barriga”, sentimento que impulsiona uns e apavora outros.

Por isso, a decisão de procurar um novo emprego deve ser muito bem pensada e planejada. Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, empresa de soluções de tecnologia para RH, essa escolha deve ser baseada numa análise do momento atual de cada indivíduo e de suas expectativas e objetivos, tanto profissionais como pessoais.

“Depois de certo tempo em um cargo, é normal sentir a necessidade de novos desafios, e eles podem acontecer dentro da própria empresa ou em uma nova oportunidade. É claro que existe também o lado da insatisfação ou até da falta de reconhecimento, e tudo isso deve ser analisado. É preciso entender as suas expectativas e se a empresa atual pode atendê-las. Ou seja, é preciso ser transparente consigo mesmo e ser protagonista da sua carreira”, afirma.

Para a executiva, o principal sinal de que está na hora de pedir demissão é a falta de "brilho nos olhos”. O profissional não se sente mais realizado com seu trabalho e assim, vai perdendo a motivação e a vontade de ir além. “Isso pode acontecer por um momento individual da pessoa ou por questões da empresa”, explica.

Mudanças geram incertezas

Um sentimento comum durante esse período entre a demissão e a busca de um novo emprego é a insegurança, o que, de acordo com Ana Paula, é super comum e faz parte do processo. Ela lembra que toda mudança gera incerteza, por isso, a pessoa pode optar, por exemplo, por encontrar uma vaga e ser contratada antes de sair do atual emprego. Porém, novamente, essa escolha vai depender de uma avaliação do próprio indivíduo.

“Claro que sair de um emprego com outro já garantido trás uma segurança econômica maior, principalmente no momento que vivemos atualmente no país. Por outro lado, às vezes a decisão de pedir demissão vem acompanhada da necessidade de desacelerar, cuidar de si, por isso acaba sendo a solução mais viável e com impacto imediato. Acredito que é importante colocar as contas no papel, ver qual a segurança financeira e como as coisas vão seguir no primeiro momento, e a partir disso tomar a decisão”, sugere a CEO do Infojobs. 

Caso a pessoa já esteja saindo do emprego com uma oportunidade em mente, Ana Paula orienta que ela busque referências sobre a nova empresa e seus gestores. Isso pode trazer mais segurança. “Conhece alguém que trabalhou lá? Converse! Se não conhece, busque nas redes sociais ou em sites de avaliação. Ter a informação pode te trazer um pouco mais de clareza”.

Dicas essenciais para buscar um novo emprego

Outra dúvida recorrente é como encontrar um novo emprego que seja ideal. A executiva explica que, em primeiro lugar, é necessário saber claramente qual é o próximo passo que se deseja dar na carreira. Depois disso é preciso estar atento às oportunidades e se colocar no mercado, fazer contatos e acompanhar as empresas que deseja ingressar. 

“Ao buscar um novo emprego, é importante analisar se a oportunidade está alinhada às suas expectativas e também reconhecer se a empresa valoriza os funcionários, quais são as práticas realizadas e a percepção de pessoas que já trabalham na organização”, explica Ana Paula.

Se você já tomou a decisão de mudar de emprego e agora está procurando uma nova oportunidade, a CEO do Infojobs listou algumas dicas de como começar a busca por vagas e ter um currículo atrativo para o setor de recursos humanos. Veja abaixo:

Pesquise sobre a empresa

É importante que o candidato seja curioso e demonstre interesse pela empresa na qual deseja trabalhar. Pesquise sobre qual tipo de serviço ou produto a instituição oferta ao mercado. Além disso, perguntar mais informações sobre a instituição e a vaga demonstra um engajamento maior e interesse em fazer parte da empresa.

Prepare-se com antecedência

A entrevista de emprego nada mais é do que uma conversa. É importante ser pontual e estar de modo adequado à situação, entendendo o perfil da empresa. Para que a conversa seja fluida, o ideal é estar bem preparado e ser direto para falar sobre suas habilidades e experiências passadas.

Desenvolva suas soft skills

Segundo uma pesquisa do Infojobs, 77,2% dos profissionais de RH acreditam que hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. Enquanto, para 20,3%, as soft skills já são mais importantes. Isso demonstra que cada vez mais as empresas buscam por essas especialidades nos profissionais. Por isso, fazer um exercício de autoconhecimento é importante para destacar suas principais habilidades comportamentais.

Uso das redes sociais

Use as redes sociais que têm objetivo corporativo. Mantenha o seu perfil atualizado, descreva a sua experiência profissional e procure espaços para acrescentar o seu portfólio. O seu perfil nesses canais deve traduzir e seguir o seu real pensamento em uma entrevista de emprego.

“Uma outra ação que a pessoa pode realizar é sempre manter o seu currículo atualizado em sites de emprego, já que existe um grande volume de novas vagas nestes portais”, complementa a CEO do Infojobs. 

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe