capa

Sonhos, metas e objetivos são a mesma coisa?

Na hora de fazer planos, é comum confundir esses termos, mas saiba que eles não são sinônimos

publicidade

Você é uma daquelas que gosta de fazer planos para o futuro? Quando estamos planejando algo, seja na vida pessoal ou profissional, é comum pensarmos em sonhos, objetivos e metas como sinônimos. Mas eles não são! 

Por isso, pedimos ajuda da psicóloga e consultora de carreira Ana Cecília Petersen para explicar as diferenças entre cada termo na teoria e na prática. Confira:

Sonhos
Segundo a psicóloga, o sonho está conectado com os desejos que desenvolvemos ao longo da nossa trajetória, como comprar a casa própria, ser um profissional referência, viajar ou constituir família. “É aquilo que está ligado, muitas vezes, à fantasia. É algo pouco concreto. Você consegue visualizar e nomear, mas nem sempre tem clareza de como fazer movimentos para chegar até lá”, esclarece. 

Objetivos
Já o objetivo tem como característica ser palpável e precisa ser materializado de alguma maneira . “Você sabe onde quer chegar e ele serve como um guia nesse processo. É o objetivo que vai fornecer a direção no caminho para o seu sonho. Podemos dizer que ele é a materialização dos sonhos”, complementa Ana Cecília.

Metas
E as metas são aquelas tarefas que precisam ser realizadas para alcançar os objetivos almejados. “Elas são pequenas ações que devem ser realizadas com constância para alcançar o objetivo final”, finaliza. 

Na prática

A consultora de carreira exemplifica essas diferenças através de uma situação no âmbito profissional. Alguém pode ter, por exemplo, o sonho de ser o CEO (diretor executivo) de uma multinacional. O seu objetivo de curto prazo é alcançar uma posição de liderança na empresa em que trabalha, já suas metas são desenvolver, através de um processo de consultoria de carreira, competências ligadas a posição que ele deseja ocupar, como resolução de problemas, tomada de decisão e comunicação. 

É importante que o processo siga essa ordem: sonhos, objetivos e metas, pois de acordo com a psicóloga, o objetivo precisa estar conectado com as metas e ter como principal função motivar e direcionar o indivíduo para empregar suas forças e energias na conquista do seu desejo. “Ou seja, primeiro nomeie os seus objetivos e depois as suas metas”, esclarece Ana Cecília. 

Por que é importante entender essas diferenças?

Segundo Ana Cecília, essa confusão entre esses termos é bem comum. “Já vi inúmeros assessorados com uma interpretação errada de sonhos, objetivos e metas e que acabaram frustrados por não conseguirem alcançar com sucesso aquilo que buscavam. Por isso ter consciência e clareza desses três aspectos faz uma grande diferença na nossa vida pessoal e profissional”, ressaltou.

Do contrário, quando desconhecemos as diferenças entre os conceitos, tendemos a estabelecer objetivos inalcançáveis e metas desarticuladas, sendo esses, os principais erros que nos deixam mais longe da realização dos nossos desejos. 

Conforme explica a consultora de carreira, para uma meta deixar de ser um sonho e se transformar em realidade, é necessário estabelecer prazos e datas. “Quando conseguimos materializar um sonho e esse tem data para acontecer, está bem desenhado e condiz com a realidade, fica bem mais fácil mensurar o nosso progresso e ir de encontro a ele”, reforçou.

Transformando sonhos em objetivos e metas

Se você é uma pessoa cheia de desejos, mas ainda ficou dúvida sobre como classificar seus planos em sonhos, objetivos e metas, a Ana Cecília separou algumas perguntas que podem te ajudar. 

É algo distante de mim? Não consigo mensurar e ter muitas informações? Não tenho clareza do próximo passo? - Se as respostas forem sim, então seu desejo ainda é um sonho.

Onde isso vai acontecer? Quem são os personagens dessa história e como estão envolvidos nela? Qual o prazo para isso se tornar realidade? Qual o meu investimento? - Se você já tem as respostas para essas perguntas, seu desejo já é um objetivo.

E por fim: O que eu preciso fazer para tornar isso realidade? Qual é o meu passo a passo para realizar os meus objetivos? - Se você sabe o que fazer nessas situações, suas metas já estão traçadas.

Porém, se ainda não tiver todas as respostas para as perguntas acima, não se preocupe. procure refletir. “Como você se imagina no futuro? O que dá sentido para a sua existência? Nem sempre realizamos essa reflexão, mas ninguém melhor do que você pode saber para onde quer ir e aonde quer chegar”, incentivou a consultora de carreira.

A sugestão da especialista é que você reflita, defina qual o seu sonho e porque ele é importante. Após fazer isso, transforme esse desejo em objetivo e por fim, estabeleça metas e coloque-as em prática. 

“O primeiro passo para transformar um sonho em objetivos e metas é saber exatamente o que se quer, por mais óbvio que possa ser”, ressaltou Ana Cecília. 

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe