capa

Vagas temporárias: por que apostar nelas?

Além de complementar o currículo, esse tipo de oportunidade pode ser a porta de entrada para um novo emprego

publicidade

Com o avanço da vacinação e as possibilidades de flexibilização, principalmente de atividades de bens e serviços, a abertura das chamadas vagas temporárias, oportunidades de trabalho com data para início e término, foram ampliadas. Segundo informações da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social - FGTAS, em 2021, o número de vagas desse tipo cresceu cerca de quatro vezes em comparação com o ano anterior.

Enquanto em novembro de 2020 foram oferecidas quase 600 oportunidades em todo o Estado, em 2021 esse número chegou a mais de dois mil. Além disso, o número de municípios com vagas disponíveis também aumentou, de 43 para 53, no mesmo período já citado. Outro dado mostra ainda que, neste ano, 57% das vagas abertas eram de postos no setor de serviços e 14% no comércio.

Oportunidade para ganhar experiência

Apesar dos contratos não serem fixos, esse tipo de trabalho é uma boa alternativa para quem está em busca de um emprego, principalmente neste período de festas e férias. As vagas temporárias podem ser usadas como forma de adquirir novas experiências e complementar o currículo. 

Outro motivo para apostar nelas é a possibilidade de efetivação no trabalho, conforme explica Ana Rosa Fisher, coordenadora do departamento de Relações com o Mercado de Trabalho do FGTAS. “O trabalhador pode mostrar seu potencial de trabalho por um tempo maior do que apenas em uma entrevista de seleção, otimizando suas chances de permanecer na empresa”, esclareceu Ana.

Em 2021, os meses que tiveram o maior número de funcionários temporários efetivados foram março, outubro e novembro, com uma taxa de efetivação de 17,06%, 18,92% e 18,49% respectivamente. Ou seja, até cerca de 20% dos trabalhadores são contratados ao final do período temporário.

Como conseguir uma vaga temporária

Se você está em busca de um novo emprego e não sabe por onde começar, Ana tem algumas dicas. Segundo a coordenadora do FGTAS, em primeiro lugar, o importante é não desistir. Caso não seja selecionado no primeiro processo seletivo, continue tentando. 

Além disso, Ana explica que quanto maior o seu grau de instrução, mais chances você terá de ser contratado. “Uma das principais dicas para quem está procurando um novo trabalho é buscar a elevação da escolaridade, pois isso aumenta o potencial de empregabilidade. E não esqueça também de avaliar a possibilidade de efetivação da vaga e dedicar-se, fazendo o seu melhor”, ressaltou.

Interessados em conferir as vagas temporárias disponíveis no Estado devem ir até as agências do FGTAS/SINE, cujos endereços podem ser encontrados no site ou ainda, consultar o aplicativo SINE Fácil.


compartilhe