capa

Repertório cultural é essencial para se diferenciar no mercado de trabalho

Buscar conhecimentos fora área de atuação transforma você em um profissional mais completo. E as empresas estão procurando isso

publicidade

Quando falamos de carreira e do mundo do trabalho, é comum pensar que para se destacar e ser contratado, um profissional precisa dominar todas as técnicas da sua área de atuação. Mas será que atualmente, em um mercado cada vez mais competitivo, desafiador e exigente, só esse tipo de conhecimento basta? 

Ao que tudo indica não. As empresas têm valorizado cada vez mais outros tipos de habilidades, como a capacidade de inovar, resolver problemas, ser criativo e ter uma visão mais ampla do mundo. Um profissional mais amplo, ainda que tenha deficiências técnicas que podem ser aprendidas.

Especialistas apontam que uma das formas de desenvolver todas essas competências, é buscando acumular um vasto repertório cultural, com conhecimentos diversos.

O que é repertório cultural? 

Chamamos de repertório cultural todo o conhecimento que acumulamos ao consumir diferentes produtos culturais, como filmes, séries, livros, peças teatrais, shows, podcasts, espetáculos, visitas a museus, apresentações artísticas e até mesmo viagens. Essa bagagem é construída a partir de experiências e vivências pessoais e é desenvolvida por cada pessoa conforme seus gostos e preferências. 

“Acredito que amplitude e elasticidade cultural são fundamentais para que tenhamos uma visão mais ampla do mundo, o que torna, consequentemente, nossa visão empresarial muito mais completa. Quanto mais acesso eu tiver a informações e conhecimentos diferentes, mais ferramentas criativas e intelectuais terei para sugerir soluções e resolver problemas complexos”, explica Fábio Souza, sócio e diretor executivo da DeBernt, empresa que atua com headhunter e gestão de talentos.

Essa ampliação da bagagem cultural favorece a capacidade de propor soluções, que é uma das competências que mais se tem valorizado hoje em dia. “Temos problemas cada vez mais complexos e, por isso, precisamos buscar inspiração em lugares não tradicionais”, acrescenta.

Dicas para ampliar sua bagagem cultural

Aprender coisas novas é fundamental para todo profissional que deseja se manter atualizado. Para fazer isso, é possível começar aos poucos, com a incorporação de pequenos hábitos. Fábio, por exemplo, sugere: “Por que não ler um livro de ficção ao invés de um livro de negócios? Acessar outras fontes de conteúdo, que não só as tradicionais ou mesmo as de sempre, é dar a chance de absorver conteúdos que não sejam os tradicionalmente consumidos”. Esse é um começo simples, mas há outras dicas que podem ser seguidas. Confira:

- Crie hábitos que te ajudem a adquirir novos conhecimentos. Por exemplo, ler todos os dias antes de dormir, escutar um podcast diferente a cada semana ou começar a assistir uma série nova;

- Estabeleça momentos de descanso e aproveite-os para fazer algo que você gosta enquanto aprende coisas novas. Descansar é preciso;

- Use os fins de semana para fazer passeios e atividades culturais, como visitas a museus;

- Criatividade só vem com a prática, então exercite-a, se desafie e se permita ter ideias que fujam do óbvio de vez em quando;

- Procure estar sempre bem informado e atento às tendências e movimentos; 

- Lembre-se que nunca é tarde para expandir sua bagagem e que sempre há algo novo para aprender.

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe