capa

A paixão é o diferencial do negócio

Encerramos nossa série especial com a história da Fabiane Reuter, que largou a carreira de advogada para se dedicar a uma paixão: os sapatos

publicidade

Na última matéria da nossa série especial sobre empreendedorismo feminino, te apresentamos a história da Fabiane Reuter. Formada em Direito, a empreendedora deixou de lado uma consolidada carreira como advogada para ir em busca de um sonho: trabalhar com desenvolvimento de calçados femininos. A decisão deu tão certo, que Fabiane está expandindo seus negócios e recentemente abriu sua primeira loja em Porto Alegre. 

Uma paixão que vem de muito cedo

A paixão por calçados está no sangue de Fabiane, pois sua família já tinha uma longa experiência no setor calçadista. O pai da empreendedora chegou a ser um dos maiores exportadores do Brasil e trabalhou no segmento por 40 anos. Apesar da proximidade com o mundo dos calçados, Fabiane foi estudar Direito e atuou na área por mais de 15 anos. 

Em 2014, juntamente com a irmã decidiu empreender, e comprou uma loja de sapatos. A grande virada na carreira veio apenas em 2017, quando ela decidiu largar a advocacia para trabalhar na loja definitivamente. Era o começo da retomada da história da família

Depois dessa primeira experiência, Fabiane decidiu ter sua própria marca de calçados. Sua motivação para criar o próprio negócio foi o filho. “Queria mostrar para ele que quando temos um sonho devemos lutar por ele. E, quem sabe, deixar um negócio que ele possa seguir, mais adiante”. Desse sonho, surge a Fabi Reuter Leather Shoes, que inaugurou sua primeira loja no início de novembro. “Resolvi criar uma marca de sapatos, onde eu penso no modelo, com a ajuda de um modelista, e imprimo meu DNA. São sapatos atemporais, todos em couro, confortáveis e versáteis. Eu acompanho todo o processo de fabricação, desde a aprovação do modelo piloto até a finalização do produto”, explica a empreendedora.

Do desenvolvimento às vendas, participação ativa no negócio

A participação de Fabiane na criação e produção dos sapatos é tão ativa que ela mesma é quem testa os modelos. Por ter o pé tamanho 35 - número ideal para o desenvolvimento de calçados femininos - ela fez questão de provar cada peça criada para se certificar da qualidade e conforto dos produtos. Além disso, sua presença na loja é sempre certa e essa proximidade com as clientes faz toda a diferença para atender as expectativas de um público exigente.

Entre modelos clássicos e atemporais, os principais diferenciais da marca de Fabiane consistem em seu conceito inovador e na própria dona. “O primeiro grande diferencial da marca é que é a loja de uma pessoa que ama calçados e isso está presente no produto, na loja e acima de tudo no atendimento. O segundo grande diferencial são os produtos, diferentes no design, no conforto e na forma de vestir, e isso será uma busca constante”, explica. 

Já em relação às expectativas para 2022, a empreendedora acredita que será um ano de retomada dos negócios, com um consumo maior, porém mais bem pensado. “As pessoas têm buscado produtos de qualidade e que possam ser usados por mais tempo”, afirma Fabiane.

Jogo de cintura é essencial para empreender

Para ela, é fundamental que as mulheres que desejam empreender tenham em mente que os negócios exigem “jogo de cintura”, pois conciliar a vida pessoal e os filhos com todo o trabalho e dedicação necessários no âmbito profissional é um grande desafio para qualquer empreendedora. O planejamento e amor são fundamentais. “Empreender requer muita paciência e poucas horas de sono, mas gera uma alegria que compensa tudo! Por isso, é necessário amar o que faz ou o que irá produzir”, conclui Fabiane.

 

Conheça outras empreendedoras do nosso especial:

Lisiane Breyer, da Zallpy

Cristiane Veiga, da Bolo de Mãe

por Vitória Nunes Soares

Como boa repórter, está sempre pronta para aprender sobre todas as coisas. Tem estilo low profile, ou seja, é meio sumida das redes sociais pois prefere viver.


compartilhe