capa

Programa oferece bolsas integrais para o ingresso de mulheres na área da tecnologia

Iniciativa busca fomentar a participação feminina no setor; inscrições vão até o dia 16

publicidade

Nos últimos cinco anos, a participação feminina nas áreas de tecnologia cresceu 60% — passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2019, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ainda assim, elas representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia do país. 

Para contribuir com a inserção de mulheres neste setor do mercado, a PUCRS e a empresa Poatek estão lançando a terceira edição do Programa Mulheres na Computação. A iniciativa oferece cinco bolsas integrais para o ingresso no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Escola Politécnica da instituição de ensino, além de bolsa-auxílio mensal de R$ 1.200, para cada aluna, durante os três primeiros semestres do curso.  

Seleção 

Para participar da seleção, as interessadas devem realizar a inscrição até o dia 16 de novembro, por meio do site do PUCRS Carreiras. Para concorrer às bolsas é necessário possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. As candidatas passarão por etapas de entrevistas e deverão realizar a prova do Vestibular 2022 da PUCRS, no dia 5 de dezembro. 

Inspiração de quem já está fazendo a diferença  

Atualmente no quarto semestre da graduação, a estudante Morgana Weber foi uma das aprovadas na primeira edição do Programa Mulheres na Computação. Ela destaca a relevância da ação para a sociedade e para a participação de mais mulheres na TI. “Por mais que a gente trabalhe e lute para mudar isso, ainda há poucas mulheres na computação e tecnologia da informação. Ações como essa são fundamentais para debatermos essa questão e ampliar a igualdade de gênero”, relata.   


compartilhe