capa

Seleção feminina de handebol da Noruega é multada por não usar biquíni

As atletas receberam apoio e mobilizaram um grande debate nas redes

publicidade

A seleção feminina de handebol da Noruega recebeu uma multa de 1,5 mil euros (R$ 9,2 mil) por usar shorts ao invés de biquínis no Campeonato Europeu de Handebol de Praia. A Federação Europeia de Handebol (EHF), órgão que regula o esporte, alegou que as atletas estariam usando “roupas impróprias”. Cada jogadora recebeu uma multa avaliada em 150 euros, o equivalente a R$ 926 na cotação atual.

A equipe norueguesa utilizou shorts na partida pela medalha de bronze contra a Espanha, no último domingo (18). Segundo a EHF, os trajes  “não estão de acordo com os regulamentos de uniformes de atletas definidos nas regras do jogo de handebol de praia da Federação Internacional de Handebol (IHF)”.

Federação norueguesa apoia atletas

Antes mesmo do campeonato iniciar, a Federação de Handebol da Noruega (NHF) já havia procurado o órgão regulador da competição para solicitar a permissão do uso de shorts. Porém, foi informada que as violações das regras seriam punidas com multas.

O uso de biquínis como parte do uniforme em competições de praia vem sendo debatido. As atletas já declaram que a peça atrapalha a movimentação na quadra. Em entrevista à agência de notícias AFP, o presidente da NHF, Kare Geir Lio, disse que estava ciente e que a multa seria paga. Porém, ponderou que “essa deveria ser uma escolha livre dentro de uma estrutura padronizada”.

Para Kare, o mais importante é que o uniforme seja confortável para as atletas. Sobre a punição, a NHF disse estar orgulhosa do desempenho das jogadoras e que, mais importante que os trajes que elas estiverem usando durante os jogos. “Vamos lutar para que a federação europeia mude as regras”, disse o órgão.

No site da entidade, o presidente da EHF, Michael Wiederer, disse que “a Federação Europeia de Handebol está empenhada em fazer tudo ao seu alcance para influenciar a adaptação das regras dos uniformes do handebol de praia após a demonstração da equipe feminina de handebol da Noruega no EHF Beach Handball EURO”.


compartilhe